Notícias

17/11/2020
Voltar

20 projetos culturais aprovados pela Lei Aldir Blanc em Garibaldi

A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, contemplou por meio do Edital de Chamamento Público nº 006/2020 para Seleção de Projetos Culturais, vinte projetos culturais. Os projetos habilitados serão contemplados com recursos da Lei Federal nº 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc. A lei tem como efeito socorro ao setor cultural, em decorrência da calamidade pública pela pandemia da Covid -19.

Regulamentado pelo Decreto Municipal nº 4.434, de 8 de setembro de 2020, que institui o programa de apoio e financiamento à cultura, para fins de aplicação dos recursos, o município disponibilizou o total de 35 vagas, entre os segmentos de artes plásticas, artes visuais, artesanato, audiovisual, dança, folclore, música e teatro, no montante de R$ 251.124,20. Destes 20 projetos foram habilitados e já estão aptos para dar início a suas propostas.

O cantor e compositor Giovanni Mattiello, um dos contemplados com o financiamento através da Lei Aldir Blanc, declara que será possível com o recurso gravar duas canções em estúdio e criar dois videoclipes. “Sabemos o quanto é oneroso o investimento pessoal para a gravação e distribuição de canções autorais, através de produção independente, portanto, esse é um importante recurso. Representa um passo a mais em minha carreira, uma oportunidade de visibilidade da obra e de ampliação de públicos, na medida em que o conteúdo será distribuído através da internet”, declarou o artista.

A professora de dança e bailarina garibaldense Ana Paula Caselani Palharini declara que esta lei é fundamental, pois valoriza e dá apoio a cultura local, aos artistas do município, abrindo portas e oportunidades para que possam divulgar e disseminar sua arte. “Sou formada em licenciatura e pós-graduada em dança, trabalho em diversos municípios e escolas de dança da região, e é a primeira vez que tenho a oportunidade de dirigir um projeto pelo município de Garibaldi. Estou muito empolgada com essa oportunidade e sei que esse projeto irá ter um resultado esplêndido, a dança já é linda por si só, incluindo a arquitetura da cidade de Garibaldi como cenário, ficará completa”, destacou.

O edital foi construído com base nos pré-projetos apresentados no Chamamento Público 004/2020, de setembro de 2020, que teve como intuito a geração de indicadores culturais no município. Nos próximos dias um novo edital será lançado, para destinação dos recursos restantes, contemplando outros artistas.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato