Notícias

21/05/2018
Voltar

Ana Botafogo é atração confirmada do Feminina - 1º Congresso de Mulheres Empreendedoras da Serra Gaúcha

Inspirar, fomentar conexões profissionais e incentivar o protagonismo feminino dentro das organizações são os objetivos do Feminina - 1º Congresso de Mulheres Empreendedoras da Serra Gaúcha. O evento marcado para o dia 5 de outubro, na Sede social da Associação dos Motoristas de Garibaldi (AMG) é promovido pela Apeme Mulher – Núcleo feminino da Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme), de Garibaldi. Entre as atrações está a palestra Magna “Vida de Bailarina”, com Ana Botafogo.

Visando reunir mulheres com perfil empreendedor de todas as idades e segmentos, a Apeme Mulher pensou em criar um evento que promova reflexão e inspirações. Por isso, o dia será repleto de palestras com líderes e gestoras com trajetória reconhecida. A primeira palestra será O Círculo Virtuoso do Empreendedorismo: A trilogia Foco, Vontade e Potencial”, com Cintia Lee Martínez Megget. Nascida em Montevidéu, a especialista em Sistemas Integrados de Gestão abordará o que é ser empreendedora e explicará como desenvolver as características essenciais. Na sequência, os participantes assistirão ao painel Mulheres Empreendedoras: Histórias de Sucesso, com a presença da executiva da Malharia Anselmi, Maria Anselmi; diretora-presidente da Rede de Ensino Caminho do Saber e vice-presidente de serviços da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), de Caxias do Sul, Maristela Tomasi Chiappin, e as garibaldenses: proprietária da Osteria Della Colombina, Odete Bettú Lazzari, e a pesquisadora em astrofísica Cristina Furlanetto. A partir das 17h, será a vez da palestra show Mulher, a alma do cuidado humano, com o filósofo, teólogo e cantor Gustavo Balbinot.

A última atração do congresso é a palestra magna Vida de Bailarina, com Ana Botafogo. A primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro é dona de uma carreira repleta de conquistas importantes. Entre os muitos títulos que recebeu estão o de Embaixatriz da Cidade do Rio de Janeiro e o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. O Ministério da Cultura da República Francesa nomeou-a em 1997 Chevalier Dans L'Ordre des Arts et des Lettres e, em 1999, o Ministério da Cultura do Brasil outorgou-lhe o Troféu Mambembe, referente ao ano de 1998, pelo reconhecimento ao conjunto do trabalho e divulgação da dança em todo o território nacional. Em dezembro de 2002, recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural, na classe de comendadora, por ter se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura no país. Em agosto de 2004, recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, da Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro.

Agende-se:

Feminina - 1º Congresso de Mulheres Empreendedoras da Serra Gaúcha

Data: 5 de outubro, sexta-feira

Local: Sede social da Associação dos Motoristas de Garibaldi (AMG) - Rua Antonio Bortolini, 400.

Público alvo: Empreendedoras e futuras empreendedoras, colaboradoras de empresas e instituições públicas que queiram desenvolver-se e buscar novos conhecimentos e contatos em gestão de negócios.

Programação

13h - Credenciamento

13h30min– Abertura Oficial

14h – Palestra O Círculo Virtuoso do Empreendedorismo: A trilogia Foco, Vontade e Potencial, com Cintia Lee Martínez Megget.

15h15min às 16h30min – Painel: Mulheres Empreendedoras: Histórias de Sucesso – cases de Maria Anselmi (Malharia Anselmi); Maristela Tomasi Chiappin (Rede de Ensino Caminho do Saber); Odete Bettú Lazzari (Osteria Della Colombina) e Cristina Furlanetto (pesquisadora em astrofísica).

16h30min às 17h – Coffee Break

17h às 18h30min – Palestra show Mulher, A Alma do Cuidado Humano, com Gustavo Balbinot.

18h45min – Palestra magna “Vida de Bailarina”, com Ana Botafogo.

20h15min – Coquetel de encerramento.

Investimento

Associadas Apeme: 2x R$ 87,50.

Não associadas: 2x R$ 110.

*Aceitamos cartão de crédito.

*Associadas Sicredi Serrana RS tem incentivo de até 80% do valor. Informe-se junto à Apeme.

*A venda de ingressos iniciará em junho, na sede da Apeme ou com integrantes da Apeme Mulher.

*Será fornecido certificado de participação, com carga horária de sete horas/aula.

Realização: Apeme Mulher

Apoio: SEBRAE/RS.

Sobre os palestrantes e painelistas

Maria Anselmi – Indústria/Moda Feminina

Empresária da Malharia Anselmi, Graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, participa ativamente do projeto social voluntárias da Saúde de Farroupilha.

A empresária Maria de Lourdes Anselmi nasceu em 7 de fevereiro de 1958 na Linha Jacinta, em Farroupilha. Aos 13 anos, matriculou-se num curso de corte e costura. Após três anos de muito trabalho, comprou sua primeira máquina de tecer e iniciou seu próprio negócio.

Em 1986, alugou uma sala, investiu em mais máquinas e ampliou a produção. Em 1989, construiu uma sede própria, investindo em viagens ao exterior para pesquisa. Maria cursou Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas e participa ativamente do projeto social Voluntárias da Saúde de Farroupilha. Sempre muito curiosa, participa de cursos, workshop, seminários, palestras constantemente em busca de conhecimento. Preocupa-se com o bem-estar dos seus colaboradores, fornecedores e clientes com muita empatia. Para ela, o ambiente ideal é aquele que desperta orgulho de todos em fazer parte.

Maristela Tomasi Chiappin – Serviços/Educação

A mantenedora e diretora-presidente da Rede de Ensino Caminho do Saber também é vice-presidente de serviços da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. Graduada em Psicologia e pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela Universidade de Caxias do Sul, também cursou especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade da Região de Joinville de Santa Catarina.

A Rede Caminhos do Saber atende da educação infantil ao ensino médio, contando atualmente com mais de 1,3 mil alunos. Maristela recebeu diversas premiações nestes anos de atuação na educação e mais recentemente o prêmio de destaque nacional em educação – MPE Brasil e Mulher de Negócios RS.

Odete Bettú Lazzari - Serviços/Turismo Rural

Desde a adolescência trabalhou com a agricultura familiar. Após perder seu esposo, com o apoio de suas quatro filhas, iniciou atividade relacionada ao Turismo Rural em sua propriedade, a Osteria della Colombina, no Roteiro Turístico Rural Estrada do Sabor, em Linha São Jorge, Garibaldi. Já apresentou seu case de sucesso em eventos nacionais do SEBRAE e outras entidades. É pauta constante de blogueiros, sites de notícias, de viagens e turismo.

Cristina Furlanetto – Pesquisadora/Educação

Natural de Garibaldi, possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e doutorado em Física pela UFRGS. Realizou estágio pós-doutoral na University of Nottingham e na UFRGS. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Física da UFRGS. Possui experiência nas áreas de Física e Astronomia, com ênfase em Astrofísica Extragaláctica e Cosmologia. Como pesquisadora, estuda como as galáxias se formaram e evoluem no tempo utilizando um efeito chamado lente gravitacional. Também é orientadora de alunos de iniciação científica e de pós-graduação.

Gustavo Balbinot

Graduado em Filosofia e Teologia, possui especialização em Psicopedagogia do Ensino Superior e mestrado em Educação. Também é cantor e compositor de canções que trazem mensagens motivacionais e estimulam a relação consigo mesmo e com os outros. Sua forma de trabalhar em palestras é através da música e reflexões que despertem a motivação interior. Como produções artísticas, lançou os CDs “Alma da Inspiração” e “Vozes da Alma”. Atua proferindo palestras e formação nas redes pública e particular de ensino, grupos comunitários e empresas. É assessor na área de espiritualidade da Rede Marista Sul Amazônia.

Ana Botafogo

A primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, desde 1981, iniciou seus estudos de ballet clássico ainda pequena em sua cidade natal, mas foi no exterior que ela complementou sua formação. Na Europa frequentou a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris (França), a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes (França) e o Dance Center-Covent Garden, em Londres (Inglaterra).

Foi na França, mais precisamente na Ballet de Marseille, do famoso coreógrafo Roland Petit, que a bailarina brasileira dançou como profissional pela primeira vez. Suas performances no exterior incluem participações em festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (Itália), Havana (Cuba) e na Gala Ibero-americana de La Danza, representando o Brasil, no espetáculo dirigido por Alicia Alonso, em Madrid (Espanha), realizado em comemoração aos 500 Anos do Descobrimento das Américas.

De volta ao Brasil no final da década de 70, a bailarina ainda muito jovem, foi nomeada Bailarina Principal do Teatro Guaíra (Curitiba-PR), da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981 juntou-se ao balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ao longo de sua carreira, Ana Botafogo já interpretou os papéis principais de todos as mais importantes obras do repertório da dança clássica. Destacam-se suas performances em produções completas como Coppélia, O Quebra Nozes, Giselle, Romeu e Julieta, Don Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, Floresta Amazônica, A Bela Adormecida, Zorba o Grego, A Megera Domada e Eugene Onegin. A bailarina também levou para diversas capitais brasileiras os espetáculos ''Ana Botafogo In Concert'' e ''Três Momentos do Amor''.

Em 1995, na qualidade de ''étoille'' convidada da Companhia de Opera Lodz (Polônia), interpretou o papel feminino do Ballet Zorba, O Grego, dançando em várias cidades do Brasil. Ana dançou como artista convidada de importantes Companhias de Ballet, tais como: Saddler’s Wells Royal Ballet (Inglaterra), Ballet Nacional de Cuba (Cuba), Ballet del Opera di Roma (Itália), entre outras.

Entre seus partners internacionais estão os mais expressivos nomes da dança mundial como Fernando Bujones, Julio Bocca, David Wall, Desmond Kelly, Cyril Athanassof, Alexander Godunov, Richard Cragun, Jean-Yves Lormeau, Lazaro Carreño, Tetsuya Kumakawa, Yuri Klevtsov, José Manuel Carreño e Slawomir Wozniak.

Mas suas sapatilhas conquistaram muito mais que calorosos aplausos ao redor do Brasil e do mundo. A bailarina foi presenteada pelo Governo dos Estados Unidos da América do Norte, por intermédio Comissão Fulbright e do Governo da Inglaterra, com bolsas de estudo para aperfeiçoamento da dança.

Entre os muitos títulos que recebeu do governo do Rio de Janeiro estão o de Embaixatriz e Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. O Ministro da Cultura da República Francesa nomeou-a em 1997 ''Chevalier Dans L'Ordre des Arts et des Lettres'' e em 1999, o Ministério da Cultura do Brasil outorgou-lhe o Troféu Mambembe referente ao ano de 1998, pelo reconhecimento ao conjunto do trabalho e divulgação da dança em todo o território nacional.

Em dezembro de 2002, recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural, na classe de Comendadora, por ter se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura no país. Em agosto de 2004 recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, da Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro. Ana Botafogo é considerada, tanto pelo público como pela crítica, uma das mais importantes bailarinas brasileiras por sua técnica, versatilidade e arte.

 

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato