Notícias

10/12/2020
Voltar

Caramelo Brinquedos: marca tem quase 30 anos de história e conta com lojas em Garibaldi e Carlos Barbosa

Por Rodrigo De Marco

rodrigodemarco90@gmail.com

@sr_dematrco  

Há quase 30 anos uma loja tem crescido e se reinventado em Garibaldi. É a Caramelo Brinquedos, inaugurada em 1992 na Capital Brasileira do Espumante, e que hoje já tem uma outra unidade em Carlos Barbosa. Naquele início da década de 1990, a loja que era comandada pelas sócias Sirlei Cichelero (que segue até hoje) e Ilane Pianezzola Cichelero, contava exclusivamente com venda de decoração de festas. Com o passar dos anos o varejo de brinquedos foi agregado e, posteriormente, apostou exclusivamente na venda de brinquedos. A filial de Carlos Barbosa foi inaugurada há três anos, tendo acrescentado também a linha baby completa, que conta com: bicos, mamadeiras, pratinhos, copinhos, babeiros, cadeirinhas para carro, carrinho de passeio, cadeiras de alimentação, entre outros itens. Neste ano a linha baby passou a ser vendida também em Garibaldi. Hoje a Caramelo Brinquedos conta com uma variedade de mais de 2 mil itens. Uma das sócias da loja, Cristina Trombini Cichelero Zappas, 29 anos (graduada em Comunicação Social- Relações Públicas), concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal Novo Tempo, contando sobre a história do empreendimento e os desafios de estar à frente dos negócios.

Confira a entrevista de Cristina ao Jornal Novo Tempo.

Jornal Novo Tempo: Como surgiu a ideia de investir numa loja de brinquedos e quais são os maiores desafios de estar à frente da marca?

Cristina: A ideia inicial lá atrás foi agregar os presentes para os pequenos, visto que já montávamos as festas de aniversário. Como funcionou, o negócio ficou exclusivamente varejo. Acredito que os desafios sejam semelhantes aos demais negócios e o principal seria se manter atualizado, em um mundo onde as coisas mudam muito rápido, tanto na questão de mix de produtos como no atendimento, incluindo as redes sociais. Para chegar mais perto dos consumidores temos que estar onde eles estão e se comunicando como eles se comunicam. Um outro desafio que vale destacar é ir ajustando o negócio sem perder o foco, para que a loja tenha uma identidade.

Jornal Novo Tempo: O que foi que te incentivou a adentrar no universo do empreendedorismo?

Cristina: Na verdade minha entrada no empreendedorismo não foi planejada, surgiu uma oportunidade de entrar nesse negócio familiar, pelo qual eu tinha grande carinho, e foi então que precisei tomar uma decisão. Isso foi há 4 anos atrás, quando estava trabalhando na Tramontina Garibaldi, que por sinal eu gostava bastante e me ensinou muito. Após entrar na sociedade da Caramelo, precisei adquirir bastante conhecimentos específicos do negócio, muitos deles foram passados pela Sirlei, minha tia e sócia, com toda experiência que ela adquiriu durantes esses anos de comércio.

Jornal Novo Tempo: Na tua visão, quais são os principais diferenciais da loja, quando comparada aos concorrentes?

Cristina: Acredito que temos dois principais diferenciais, um deles é a experiência com os produtos, que faz com que os clientes tenham confiança em nós. O outro é sempre manter o padrão de qualidade dos itens que oferecemos na loja, assim o consumidor sabe o que vai encontrar na Caramelo.

Jornal Novo Tempo: De que forma a senhora avalia o ano de 2020 e como foi enfrentar um ano marcado por uma pandemia?

Cristina: O ano de 2020 exigiu uma reorganização na parte de gestão da loja. Tivemos que reduzir custos, replanejar estoque e mudar o foco da forma de vender, que antes era presencial e passou a ser virtual. Enfim, fazer a loja funcionar mesmo com a redução nas vendas.

Jornal Novo Tempo: Qual foi a importância das redes sociais para a Caramelo Brinquedos neste ano de 2020?

Cristina: Nosso trabalho nas redes sociais e atendimento por WhatsApp vem aumentando ao longo do tempo. Por isso, já tínhamos bastante relacionamento com os clientes por esses meios de comunicação quando a pandemia começou. Isso facilitou bastante nosso trabalho neste ano. Um ponto positivo da pandemia foi que percebemos que já tínhamos um caminho trilhado para o atendimento virtual, mesmo precisando de melhorias.

Jornal Novo Tempo: Quais foram as estratégias adotadas por vocês para driblar as dificuldades financeiras?

Cristina: Redução de custos fixos foi a principal. Além, é claro, de trabalhar bastante pela qualidade nos atendimentos por redes sociais e WhatsApp.     

Jornal Novo Tempo: O que vocês almejam para 2021?

Cristina: Nosso desejo é que possamos ver uma luz no fim do túnel a respeito do coronavírus, e que o varejo tenha uma reação, do contrário, os desafios serão ainda maiores.

Jornal Novo Tempo: Quais são os maiores desafios do empreendedorismo e qual o segredo para se tornar uma empresária de sucesso?

Cristina: Não me considero uma empresária de sucesso, me considero uma empresária em constante aprendizado, até porque estou bem no início nesse mundo dos negócios. O principal desafio é fazer o negócio funcionar. Além de gostar do que faz, acreditar no que está fazendo, se manter atualizado, enfim, se não gerar lucro, de nada será.

Jornal Novo Tempo: Quais são tuas inspirações na vida?

Cristina: Para os negócios, procuro me inspirar em quem tem boas experiências.

Jornal Novo Tempo: O que a Caramelo Brinquedos representa na tua vida?

Cristina: A Caramelo é uma parte de mim que eu não consigo separar quando saio da loja no final do dia. O empreendedorismo tem disso, é muito complicado separar trabalho e vida pessoal e portanto procuro sempre deixar o mais harmônico possível.   

Jornal Novo Tempo: Qual o significado da palavra Sucesso na sua vida?

Cristina: Sucesso para mim é ter meu negócio saudável e funcionando, mas em paralelo, ter tempo para ficar com minha família e amigos.

Jornal Novo Tempo: Que dicas deixaria para os leitores do Jornal Novo Tempo que estão pensando em investir num negócio próprio?

Cristina: Pesquisar, conversar, perguntar e planejar muito antes de tirar o negócio do papel. A experiência de "começar pelo começo" eu tive apenas na nossa filial de Carlos Barbosa, e a lição que tirei foi essa.

Caramelo Brinquedos Garibaldi: está localizada na rua Buarque de Macedo, 3084.

Caramelo Brinquedos Carlos Barbosa: está localizada na rua Salgado Filho, 90-1, Centro.  

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato