Notícias

12/12/2017
Voltar

Dezembro Laranja traz alerta sobre o câncer de pele

Após os meses dedicados à prevenção ao câncer de mama e de próstata, a chegada do verão pede um novo cuidado: o Dezembro Laranja incentiva a atenção para o câncer de pele.

Para estimular os cuidados da população, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove a 16ª Campanha de Combate ao Câncer de Pele. No próximo sábado, dia 16, uma dermatologista examinará lesões de pele sugestivas de câncer no Posto de Saúde Central. Para participar, é preciso agendar atendimento pessoalmente ou pelo telefone (54) 3462-8138.

O objetivo é identificar precocemente lesões que podem evoluir para o câncer de pele. O verão é a época de redobrar a atenção, já que é o período com maior incidência de radiação solar, a principal causa do câncer de pele.

Cuidados

A melhor forma de prevenção é a proteção. As recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia incluem o uso de chapéu ou boné, óculos de sol e protetor solar diariamente, independentemente da estação do ano. O horário indicado para pegar sol é antes das 10h e depois das 16h.

Identificação

A regra do "ABCDE da pinta" ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza a necessidade de um atendimento médico:

A - Assimetria: pintas perigosas tendem a ter um formato assimétrico.

B - Bordas: lesões malignas apresentam bordas irregulares, dentadas ou com sulcos.

C - Cor: a coloração não é a mesma em toda a pinta.

D - Diâmetro: lesões que crescem rápido de diâmetro, principalmente maiores que 6mm, levam a uma suspeita maior de lesão maligna.

E - Evolução: toda pinta que mudar (mudança de cor, formato, tamanho e relevo) em curto período de tempo (1 a 3 meses) deve ser examinada por um dermatologista.

Estatísticas

O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias, são as principais vítimas. A maioria dos casos de câncer da pele pode ser evitada com medidas simples de proteção solar.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato