Notícias

10/04/2017
Voltar

Garibaldi integra Sistema de Segurança Integrada do RS

Garibaldi integra oficialmente o Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande de Sul (SIM/RS). O programa do Governo do Estado foi lançado na última quinta-feira, dia 6, no Palácio Piratini, e contou com a presença do prefeito Antonio Cettolin.

Participam do sistema 15 municípios: Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Bento Gonçalves, Montenegro, Cachoeirinha, Pinhal Grande, Esmeralda, Antônio Prado, Tapejara, Fontoura Xavier, Garibaldi, Ibiraiaras, Nova Petrópolis e Imigrante. Além das cidades, também integra o programa a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A assinatura do termo de cooperação estabelece as obrigações mútuas, do Estado e dos parceiros. No entanto, a adesão ao sistema construída com base na estrutura disponível do Estado e do município ou instituição proponente, com o intuito de explorar ao máximo a capacidade operacional dos agentes envolvidos.

Entre as possibilidades de cooperação, a partir da adesão ao SIM/RS, estão a integração de sistemas, o compartilhamento de infraestruturas tecnológicas, a troca de informações voltadas ao combate da criminalidade, a construção de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas antidrogadição e a reinserção de apenados na sociedade.

“O que vimos aqui hoje é a união de forças do Estado e dos municípios, com a colaboração de órgãos federais e da sociedade civil organizada para qualificar a segurança. Ou trabalhamos conjuntamente ou não alcançaremos os resultados desejados na pacificação da sociedade. Ter respostas e ações ágeis e eficientes na repressão ao crime e à violência é o que a sociedade exige de nós”, destacou o governador José Ivo Sartori.

O prefeito Cettolin também destaca a importância do trabalho conjunto. “Cada município conta com seu próprio sistema de segurança. Juntos, poderemos otimizar o trabalho e os recursos, por um melhor resultado”, conclui o prefeito.


Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.