Notícias

09/05/2018
Voltar

Garibaldi torna-se “uma cidade de cinema”

Novo produto turístico contempla 15 locações garibaldenses

Em um cenário emblemático pela passagem do trem turístico, Garibaldi torna-se, também, uma cidade de cinema. O evento de lançamento da nova rota garibaldense ocorreu ontem à noite, 8 de maio, na Estação Férrea de Garibaldi, e contou com a presença de autoridades municipais, regionais, diretores, produtores e representantes da imprensa local e regional. “Garibaldi: uma cidade de cinema” busca destacar ainda mais o município como destino de produções audiovisuais, bem como de se tornar referência no Rio Grande do Sul - e no Brasil - para o turismo cinematográfico.

Com a grande procura de cenários com a característica da serra, Garibaldi percebeu a importância de fomentar a vinda de produtores, diretores e equipes de audiovisuais. A demanda frequente e a consequente gravação de filmes, novelas, projetos musicais e comerciais fizeram Garibaldi perceber o fenômeno mundial do chamado “turismo cinematográfico” e criar, em 2013, a Garibaldi Film Commission. De acordo com o ministério do turismo (MTur), os dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) mostram que o setor audiovisual movimenta mais de R$ 16 bilhões por ano.

Na chegada, os convidados foram recepcionados pela Cia Acto Teatral, que trouxe personagens alusivos ao cinema. Em seu pronunciamento, o Secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, reforçou que a Rota Cinematográfica surge para eternizar os locais das gravações e defendeu a ideia de que Garibaldi quer um turismo sustentável. “Vamos crescer, mas sempre pensando na qualidade de vida. Temos uma história autêntica e preservar a cultura é também fomentar o turismo”, destacou. O secretário agradeceu também a todos os diretores, roteiristas, produtores que escolheram gravar no município e à comunidade, que sempre abraçou os trabalhos.

O Presidente do Conselho Municipal De Turismo (Comtur) e presidente da Atuaserra, César Nicolini, lembrou a importância das pessoas que valorizam a paisagem única de Garibaldi e o poder das experiências. “Enquanto trade turístico, temos o sonho de fortalecer as novas rotas do Município. Acreditamos no turismo enquanto negócio, como alternativa de renda sustentável e temos uma história que nos orgulha e serve de inspiração para o cinema”.

Representando a gerência regional do Sebrae, entidade parceira do projeto de implantação, Émerson Monteiro também ressaltou a importância da qualidade de vida para o turismo de Garibaldi. “Uma cidade boa para viver é uma cidade boa pra visitar”, definiu. “O Turismo é a economia do futuro, viajar é um dos maiores desejos das novas gerações”. Em alusão à arte do cinema, Monteiro finalizou desejando que “a Rota Cinematográfica seja um sucesso de bilheteria”.

Para o coordenador de produção na Casa de Cinema de Porto Alegre, jornalista e produtor atuante no mercado audiovisual há mais de 12 anos, Glauco Urbim, tanto naturalmente como em suas construções, Garibaldi respeita a história. Ao fazer relação com o trem que passa na Estação Férrea, Urbim disse acreditar que os municípios precisam se unir para trabalhar e desenvolver de forma conjunta, potencializando uma região que já é muito rica e cheia de paisagens ‘de cinema’.

O prefeito de Garibaldi Antonio Cettolin destacou a importância de várias entidades na promoção do turismo e no lançamento de novos projetos. “Turismo a gente faz coletivamente”, definiu. Também lembrou que os belos cenários, combinados com a visão dos garibaldenses, torna o município mais próspero e mais reconhecido por todo o país. A ex-secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, foi lembrada nos pronunciamentos pela criação da film commission local, ainda em 2013, e pela idealização da Rota.

Após os discursos, o momento mais aguardado da noite: as autoridades realizaram o descerramento do totem de identificação. Na Estação, foram gravados o dvd musical “Chitãozinho E Xororó Ao Vivo Em Garibaldi” (2003) e os filmes de ficção “Senhores Da Guerra” (2013) e “O Filme Da Minha Vida” (2015).

A Rota “Garibaldi: Uma Cidade De Cinema” será autoguiada e terá a sinalização em 15 pontos distintos de Garibaldi, na cidade e no interior. Cada local contará com a sinalização de placas em aço. Em todas, haverá a marca da rota, uma breve explicação do local e de cada uma das produções recebidas.

Ao final, os convidados receberam o folder da Rota, onde estão indicados os locais e demais informações do novo produto turístico. A idealização da Rota Cinematográfica é da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e, no lançamento, teve o apoio da Giordani Turismo. O projeto da Rota, desenvolvido em parceria com o Sebrae/RS, teve início ainda em 2016, mesmo ano do registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Locais e produções

No total, são 15 locais que receberam produções e também 15 o número de produções. Os locais que compõem o roteiro são: Estação Férrea; Villa Fitarelli; Osteria della Colombina; Ponte dos Fanti; Casa Bongiorno; Posto do Avião; Passeio da Barragem; Escola Santo Antônio; Ermida Nossa Senhora de Fátima; Rua Dante Grossi; Hotel Pieta; Bar Joe; Restaurante do Palhinha; Rua Buarque de Macedo; e Café Luna Park.

As produções vão de 2003 a 2017 e incluem filmes, novelas, comerciais, curtas-metragens e produções musicais. São elas: O Frete (2003); Chitãozinho E Xororó Ao Vivo em Garibaldi (2003); Um Menino Vai Para O Colégio (2009); Casa Verde (2009); Decamerão – A Comédia Do Sexo (2008/2009); Brava Gente Italiana (2012/2015); Os Senhores Da Guerra (2013); Real Beleza (2013); Paredes Que Falam (2014); Pra Ficar Na História – Villa Fitarelli (2014); O Filme Da Minha Vida (2015); Além Do Tempo (2015); Uma Ponte Para Noel (2015); Tempo De Amar (2017); O Caçador De Estrelas (2017).


Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato