Notícias

25/06/2020
Voltar

Gilnei Emer: o empresário garibaldense apaixonado pela arte de empreender

Por Rodrigo De Marco

rodrigodemarco90@gmail.com

@sr_demarco

Uma vida pautada pelo desafio de ir além e conquistar novos espaços, vislumbrando um horizonte de realizações e prosperidade através do empreendedorismo. É dessa forma que o empresário garibaldense Gilnei Emer, 47 anos, alcançou os maiores objetivos na sua trajetória profissional. Em outubro de 2005 Emer, junto de Tanise Bortolini Agostini e Caroline Bortolini Agostini, apostou na franquia e inaugurou a Loja Drops de Menta em Garibaldi, posteriormente expandida para Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. A loja que hoje conta com pelo menos 15 franquias espalhadas pelo país foi fundada por Márcia Costa em 1996, em Caxias do Sul. O espaço de conceito moderno e arrojado ganhou a preferência de quem busca se vestir com elegância e estilo. 15 anos após iniciar sua trajetória na Drops de Menta, Emer deu um passo à frente e inaugurou em 24 de abril deste ano a Tripet, uma Agropet, sonho antigo transformado em realidade. Um dos fatores que motivaram Emer a apostar no negócio foi justamente a sua paixão pelos animais, já que sempre teve o hábito de criar animais de diferentes espécies. O empreendedor incansável divide sua rotina profissional entre os dois empreendimentos que está à frente.

Confira a entrevista exclusiva concedida por Emer ao Jornal Novo Tempo e conheça um pouco mais da história do empresário que viu no empreendedorismo uma forma de realizar seus sonhos de vida profissional. Afinal de contas, ele é o bicho. 

Jornal Novo Tempo: Em 2005 fundaste a loja da franquia Drops de Menta em Garibaldi, referências para quem busca produtos com estilo e irreverência. Conte sobre como foi o processo de consolidação da loja no cenário da Serra. 

Gilnei Emer: Inauguramos a loja em outubro de 2005 e comunidade nos prestigiou desde o início e somos muito gratos por isso. Vale ressaltar também a confiabilidade da franquia que optamos para ser nosso parceiro, por isso estudamos e pesquisamos muito, pois queríamos montar um negócio próspero em nossa cidade.

Jornal Novo Tempo: Na tua visão de empresário, quais são os principais diferenciais da loja? 

Emer: Consideramos que um dos maiores diferencias da nossa loja é de estarmos sempre presente em nosso negócio. Outro ponto é o constante treinamentos das equipes e de nós mesmos e também a diversificação, qualidade e confiabilidade dos produtos com que trabalhamos.  

Jornal Novo Tempo: Como foi a expansão da Drops de Menta para cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa?

Emer: Quando abrimos em Garibaldi já tínhamos reservado a praça de Carlos Barbosa, só que nos primeiros anos não estávamos prontos ainda para expandir nosso negócio, já que tínhamos que aprender bastante ainda. Nesse meio tempo surgiu a oportunidade de comprarmos a franquia de Bento Gonçalves e acabamos postergando a abertura da loja de Carlos Barbosa, que fizemos três anos depois. 

Jornal Novo Tempo: Quais foram os maiores desafios nesses anos de empreendedorismo? 

Emer: Acredito que o maior desafio é o que estamos passando neste momento (te respondo certo daqui um ano), mas tirando isso, todo o início é bem complicado pois as dificuldades financeiras e a falta de experiência são enormes. Outro desafio é fazer com que as equipes façam o que tem que ser feito, entre outros. São muitas as dificuldades para empreender em nosso país.

Jornal Novo Tempo: Tu é um empreendedor nato. Além da loja, mais recentemente abriu uma Agropet. O que te impulsiona a encarar tantos desafios no mundo do empreendedorismo?

Emer: Sempre gostei de empreender, do desafio de montar um negócio, e ver ele tomando forma e crescendo me motiva bastante. Para mim é muito importante ter as pessoas que tenho andando junto comigo.

Jornal Novo Tempo: Conte um pouco sobre esse novo empreendimento, destacando os diferenciais do mesmo.

Emer: Há bastante tempo estava procurando outro negócio para montar. Eu sempre gostei de animais, sempre tive cachorros, ovelha, cabritos, galinhas, peixes, enfim, sempre gostei de animais, e foi então que juntei o útil ao agradável. Na sequência foi trabalhar bastante no projeto para a montagem da loja que acabou ficando pronta bem no meio dessa pandemia. Enfim conseguimos abrir. Sobre os diferenciais, por mais que os anos passem, o bom atendimento continua sendo um dos pilares de sustentação de qualquer comercio. Um outro diferencial é que temos uma grande variedade de produtos e estamos comprando produtos diferentes a todo momento e também estamos trabalhando para fazer com que nossos preços sejam bem atrativos e sempre com alguma promoção.

Jornal Novo Tempo: Quais foram as principais dificuldades que lhe fizeram crescer na carreira?

Emer: O dia a dia de um empreendedor é feito de dificuldades, todos os dias enfrentamos isso, uns dias mais outros dias menos, em algumas épocas mais (como no momento em que vivemos hoje) em outras menos, mas é sempre assim, citar alguma dificuldade seria desmerecer a outra (risos).

Jornal Novo Tempo: Nas tuas palavras, o que define um grande empresário?

Emer: Acho que hoje o grande empresário é aquele que consegue se adaptar mais fácil as mudanças pelas quais estamos passando.

Jornal Novo Tempo: De que forma tu define Gilnei Emer?

Emer: Uma pessoa que corre atrás de seus sonhos e luta para atingi-los

Jornal Novo Tempo: Se não fosse empresário, que outra profissão teria?

Emer: Sempre gostei de desmontar coisas quando era criança, por isso acho que seria mecânico

Jornal Novo Tempo: De que forma define a palavra “Sucesso”?

Emer: Estar de bem com a vida fazendo o que gosta, e se conseguir ganhar dinheiro, melhor ainda.

Jornal Novo Tempo: Que mensagem tu deixaria para os leitores do Jornal Novo Tempo que estão pensando em empreender?

Emer: Corra atrás de seu sonho, mas sempre com os pés no chão. Para montar um negócio é necessário estudar muito sobre ele, pois sempre vai existir um detalhe desapercebido, uma despesa a mais, um empecilho que não foi calculado. Meu pai sempre dizia que “peccati e bebiti sono sempre più di quanto pensiamo”(pecados e débitos, temos sempre mais do que pensamos).

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato