Notícias

03/06/2016
Voltar

Juntos, pelo alimento bom, justo e limpo

    Em 2013, criamos o primeiro convivium Slow Food do interior do Rio Grande do Sul. Tudo começou com o sonho que acalentava de trazer para Garibaldi e região o que havia presenciado na Itália, onde conheci o movimento Slow Food - que é uma organização eco-gastronômica internacional, sem fins lucrativos, mantida pelos próprios membros. 

    Um movimento, fundado em 1989, em contraposição ao fast food e ao modo de vida acelerado. Uma rede mundial comprometida em mudar a forma como o alimento é produzido e consumido atualmente, contrastando com o ritmo frenético da vida atual, o desaparecimento das tradições culinárias locais, o interesse cada vez menor das pessoas pela comida, pela origem e pelo sabor dos alimentos e com o objetivo de esclarecer como as escolhas alimentares podem ter impacto no mundo. 

    Assim, numa reunião ocorrida num sábado pela manhã, com a presença da Luana Tusset, amiga de Bento Gonçalves que vive na Itália há alguns anos, criamos o escopo deste convivium. Precisávamos de cinco associados e, assim, convidei a Odete Bettú Lazzari e sua filha Raísa, o Rodrigo Bellora e a Lisiane Garcez De Garcez.

    O Slow Food Internacional conta com mais de 100 mil associados de 150 países, conjugando o prazer e a alimentação com consciência ambiental e responsabilidade social. Nosso convivium já conta com 73 associados, dos seguintes municípios: Garibaldi, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Carlos Barbosa, Porto Alegre, Caxias do Sul e Flores da Cunha.

    Os convívios são as células de ação desta estrutura democrática e têm a função de articular relações com os produtores, fazer campanhas para proteger alimentos tradicionais, organizar degustações e palestras, e encorajar os chefs a usar alimentos regionais. 

    O mais importante: cultivar o gosto ao prazer e à qualidade de vida no dia-a-dia. O Convivium Primeira Colônia Italiana, representação regional do movimento Slow Food, organiza estas e outras atividades. Entre os projetos criados pelos associados, destacam-se: Educação para o Gosto, com o objetivo de despertar o gosto para o alimento saudável; Gemellaggio com o Convivium Territori del Cesanese, que fica próximo a Roma e possibilitou intercâmbio na Itália; Produto Orgânico – Você Pode Confiar, com palestras sendo realizadas em formato de mesa redonda, em universidades e espaços diversos; Hortas Escolares, onde visitamos as escolas que nos demandam, orientando sobre a formação de uma horta. 

    Também realizaremos palestras sobre a prevenção do câncer, sobre a preservação da identidade gastronômica, entre outros. Realizamos, ainda, eventos, como o Pizza na Praça, integrante do Natal Borbulhante, e participamos de outros, como o Dia do Vinho. Também apoiamos a iniciativa de estruturação de uma nova rota, formada pelos produtores agroecológicos de Garibaldi.

    Estamos sempre abertos a novos associados. A associação é feita pela pessoa física. Se você compartilha dos ideais do movimento, se associe no site www.slowfoodbrasil.com.br, optando pelo convivium Primeira Colônia Italiana. Todos somos voluntários na construção de um mundo melhor.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.