Notícias

16/12/2020
Voltar

Vinícola Courmayeur: elegância e tradição italiana em mais de 40 anos de história

Por Rodrigo De Marco

rodrigodemarco90@gmail.com

@sr_demarco

Uma das vinícolas considerada referência em espumante e reconhecida por vinhos finos está localizada em Garibaldi e tem mais de 40 anos de história. Me refiro a Courmayeur-Espumantes e Vinhos, inaugurada em 1976 e que ao longo das décadas tem despontado como uma das principais vinícolas do Sul do Brasil. Mantendo a tradição de uma legítima empresa familiar, a vinícola que foi fundada por um grupo de amigos atraídos pelo clima e solo da região foi batizada com um nome que provém de uma comuna que fica entre a França e a Itália, no vale D’osta, destacado pelo grande fluxo de turistas para as pistas de ski. Em 2003 a família Nicolini Verzeletti abraça o projeto, desde então primando pela qualidade e inovação na elaboração de espumante e vinhos finos. Outro diferencial da vinícola se chama La Fermata Bistrô, projeto da família que foi inaugurado em 2018 nas dependências da vinícola e que oferece um leque de opções gastronômicas para os frequentados da Courmayeur. Administrada por Gílian Nicolini Verzeletti e pela enóloga Talita Nicolini Verzeletti, a vinícola conta hoje com aproximadamente 25 produtos, além do cardápio diversificado do bistrô.

Confira a seguir a entrevista exclusiva concedida por Gílian e Talita ao Jornal Novo Tempo e conheça um pouco mais sobre a história e diferenciais da Courmayeur- Espumantes e Vinhos.

Jornal Novo Tempo: Um dos diferenciais da vinícola é realmente a opção do bistrô para os turistas. Quando esse espaço foi criado e de que forma surgiu a ideia de abrir esse leque dentro da vinícola?

Gílian e Talita: O bistrô une a cultura da gastronomia local, com a gastronomia moderna e descomplicada. Ou seja, as pessoas de longe e também daqui, usufruem de pratos desenvolvidos pelo chef Roberto Zucolotto, que harmonizam perfeitamente com nossos vinhos e espumantes. Oferecemos também opções de drinks e cervejas.

Jornal Novo Tempo: O bistrô tem uma variedade de quantos itens no cardápio?

Gílian e Talita: O cardápio é bem diversificado, desde pequenas porções para happy hour, até pratos para refeições completas. Há opções de menu kids e opções para vegetarianos.

Jornal Novo Tempo: Geralmente os turistas são oriundos de que região do país?

Gílian e Talita: Há tantos turistas de regiões mais distantes (como nordeste e sudeste), como turistas locais. Este ano, com a situação da pandemia, o turismo regional cresceu bastante.

Jornal Novo Tempo: Quais foram os desafios de enfrentar um ano marcado por uma pandemia e que estratégias adotaram para driblar as dificuldades financeiras?

Gílian e Talita: Mudamos nossa estratégia de marketing neste ano, focando em produtos que as pessoas procuravam para ter em casa no dia a dia, como vinhos de fácil acesso e para serem degustados sem regras. Lançamos novos vinhos e acompanhamos a demanda de e-commerce e delivery. Um destaque da Courmayeur nesta pandemia, foi o lançamento de uma campanha com mascaras na temática de nossos produtos. Foi um grande sucesso.

Jornal Novo Tempo: As vendas online têm sido um fator diferencial nesse período?

Gílian e Talita: Com certeza, e elas não deixarão de ser tão cedo. As plataformas de venda online estão se diversificando a cada dia, e é preciso acompanhar estas mudanças.

Jornal Novo Tempo: O que vocês diriam para quem ainda não conhece a vinícola e também o bistrô?

Gílian e Talita: Convidamos a todos que venham conhecer nossos vinhos, espumantes e também nosso bistrô. Nosso espaço tem diversos diferenciais, pois atendemos todos os tipos de público. Temos fácil acesso, horário estendido de atendimento, bicicletário, jardim e varanda, espaço kids e somos pet friendly.

Jornal Novo Tempo: O que vocês almejam para 2021?

Gílian e Talita: Na parte de produtos, com certeza teremos novidades nas linhas de espumantes. Quanto ao turismo, estamos aumentando as opções de lazer no local (como maior área infantil), novos eventos externos e novos tipos de degustação.

Jornal Novo Tempo: Empreender não é tarefa simples e exige dedicação e paixão por aquilo que se está fazendo. Na opinião de vocês, o que transforma um empreendedor num empresário de sucesso?

Gílian e Talita: Dedicação, humildade e troca de experiências.  

Jornal Novo Tempo: O que o espaço Courmayeur representa para a vida de vocês?

Gílian e Talita: Somos uma empresa familiar, que valoriza o trabalho em equipe. Aprendemos tudo isso com nossos pais, Mario e Leda, grandes empreendedores, com quem tomamos as decisões da empresa em conjunto. Então, este é um local onde podemos unir amor, família e empreendedorismo.

A vinícola está localizada na Av. Garibaldina, 32, acesso secundário ao Vale dos Vinhedos.   

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato