Notícias
Dia dos Namorados terá jantar harmonizado na Cooperativa Vinícola Garibaldi
Proposta oferece experiência inesquecível no dia 12 de junho, no Complexo Enoturístico
Especial no calendário de qualquer casal, o Dia dos Namorados vai ganhar contornos enogastronômicos únicos na Cooperativa Vinícola Garibaldi, para celebrar o amor entre uma taça e outra, em meio a uma culinária de assinatura. O 1º Jantar Harmonizado do Dia dos Namorados convoca os pombinhos para apreciarem a gastronomia do chef Gérson Bem e os premiados rótulos da cooperativa, a fim de descobrirem, juntos, a química perfeita entre um e outro – um espelho, por que não, da própria relação do casal. O evento ocorre a partir das 19h, no Complexo Enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi – sob reserva antecipada.
Ao todo, a proposta reúne seis experiências. Cada uma das sequências previstas, desde entrada e prato principal, será acompanhada por um espumante ou por um vinho – detalhados mais abaixo pelo sommelier da casa André Luís Rech. A variedade será grande. A recepção, por exemplo, terá focaccia com espumante Garibaldi Prosecco – medalha de prata no rigoroso concurso inglês International Wine Challenge (IWC) do ano passado. Já a entrada, com folhas e frutas, será harmonizada com o vinho Garibaldi Granja União Riesling, eleito uma das 16 amostras mais representativas da safra 2024 na Avaliação Nacional de Vinhos.
O primeiro prato, risoto de pera e nozes, terá a companhia do espumante Garibaldi Viognier, medalha de ouro duplo no concurso argentino Vinus. Na sequência, o entrecot ao molho de vinho e o tortelone de ricota com espinafre ao molho de queijo, farão tabelinha com o vinho Garibaldi VG Ancelotta, lançado em 2023. Depois, os casais vão provar costela ao molho agridoce com aligot de batata combinados ao espumante Prosecco SWEET, campeão na categoria Espumantes Rosé do Vinus 2023. Lançamento deste ano, o espumante Garibaldi Floratta fará par com a sobremesa, panna cotta com calda de morangos frescos.
O jantar harmonizado tem vagas limitadas e os ingressos custam R$ 320 por casal – já incluindo as bebidas da harmonização, podendo ser adquiridos antecipadamente via WhatsApp 54 99382-7266 ou presencialmente no Complexo Enoturístico – Av. Independência, 845 - Centro - Garibaldi.
As harmonizações oferecidas
Recepção: focaccia, baguetes, manteiga aromatizada com sálvia e azeite de oliva + espumante Garibaldi Prosecco Branco
As boas-vindas desta combinação para o jantar entregam uma sensação refrescante ao paladar, equilibrando a untuosidade e criando um contraste agradável entre texturas. “Esta harmonização apresenta leveza ao paladar, com seus produtos leves e de média crocância. O espumante, que apresenta suavidade nas características e aromas frutados, limpa o paladar com a acidez e o perlage, equilibrando a sensação de untuosidade e os sabores do herbáceo da sálvia”, observa o sommelier.
Entrada: mix de folhas, frutas e parmesão ralado + vinho Garibaldi Granja União Riesling
Uma harmonização que reflete na acidez vibrante do vinho Riesling, equilibrando com a leveza das folhas, e a acidez do molho que acompanha. “Como temos um vinho seco, ele traz também um contraste com o doce das frutas, casando perfeitamente com a untuosidade e o sal do queijo que acompanha o prato. Uma harmonização que realça sabores sem sobrepor um ao outro”, destaca o especialista.
1º Prato: risoto de pera e nozes + espumante Garibaldi Viognier
Para Rech, esta harmonização propõe um complemento aromático às já aromáticas notas do espumante, que ampliam sua complexidade. “Há, ainda, o equilíbrio entre a textura cremosa do risoto com o sutil contraste de untuosidade e acidez”, opina.
2º Prato: entrecot ao molho de vinho e tortelone de ricota com espinafre ao molho de queijo + vinho Garibaldi VG Ancellotta
Aqui, há uma harmonização rica em intensidade. Como avalia o sommelier, esse varietal apresenta taninos que se encaixam perfeitamente com a untuosidade da carne. “Já a harmonização com o tortelone equilibra a gordura do queijo e, junto à acidez do vinho, aprofunda a sensação de aquecimento entre vinho e alimento em boca”, constata.
3º Prato: costela ao molho agridoce e aligot de batata + espumante Prosecco Sweet Demi-Sec
“Esta harmonização sai do óbvio”, comenta Rech. O prato agridoce de muita intensidade de sabores casa muito bem com o espumante do tipo demi-sec, repleto de personalidades e encantos. “Com sua sutileza, aromas floral e leve dulçor, ele cria uma harmonia perfeita e equilibra uma agradável sensação de aconchego e satisfação, surpreendendo até os paladares mais exigentes”, opina.
Sobremesa: panna cotta com calda de morangos frescos + espumante Garibaldi Floratta
Segundo Rech, esta harmonização apresenta uma integração aromática, pois o espumante entrega em taça aromas de frutas vermelhas, assim como o morango que compõe a sobremesa. “O adocicado do espumante, com sua acidez natural, iguala a sensação de harmonia em boca, que surpreende com o encontro das texturas, a cremosidade da panna cotta e as borbulhas do leve espumante”.