Notícias
Fimma Brasil inicia na próxima semana com projeção de R$ 1,74 bilhão em negócios
Feira em Bento Gonçalves terá mais de 300 marcas, experiências imersivas em inovação e programação que valoriza tecnologia e sustentabilidade
Faltando uma semana para a abertura oficial, a Fimma Brasil 2025 já movimenta todo o setor moveleiro do país e projeta gerar R$ 1,74 bilhão em negócios. Considerada uma das cinco maiores feiras do mundo da cadeia produtiva de madeira e móveis, a Fimma ocorre de 04 a 07 de agosto, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). Em sua 17ª edição, reunirá mais de 300 marcas nacionais e internacionais, com soluções como máquinas, matérias-primas, ferramentas, iluminação, tecnologia, tecidos, serviços e todos os outros segmentos que atendem às demandas de indústrias moveleiras, marcenarias, arquitetos e designers que trabalham com mobiliário.
Com expectativa de receber 15 mil visitantes de mais de 20 países (entre eles Alemanha, Estados Unidos, Uruguai e Chile), a Fimma deve impulsionar ainda mais o desempenho da cadeia produtiva do mobiliário. “Estamos diante de uma edição histórica. A Fimma 2025 está maior, mais conectada com as necessidades do setor e mais preparada para fomentar negócios, tecnologia e novas conexões para quem vive da produção de móveis. Nosso compromisso é ser cada vez mais uma plataforma de crescimento e transformação para a indústria brasileira”, destaca Euclides Longhi, presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), entidade realizadora do evento. "A feira proporciona conexões humanas que o digital não consegue reproduzir. Estar frente a frente, olho no olho, cria um ambiente de confiança, com trocas espontâneas. Temos certeza de que a Fimma 2025 vai oferecer ótimas oportunidades de negócios e parcerias", acrescenta.
Um dos destaques desta edição é a Praça de Inovação, ambiente que reúne palestras gratuitas, startups de tecnologia, demonstrações e experiências imersivas voltadas à transformação do setor. No espaço, temas como automação, inteligência artificial, design, personalização e sustentabilidade serão debatidos por nomes como Tiago Mattos, professor, autor e especialista em futuros; Priscilla Bencke, referência em neuroarquitetura e ambientes corporativos; Fernando Imazu, especialista em gestão de marcenarias; e André Menin, fundador da Refresher, plataforma de curadoria para profissionais do setor Casa e Construção.
A presença de grandes marcas expositoras também reforça o protagonismo tecnológico do evento. Empresas como Gabster, Bramold, Artecola e Berneck apresentam soluções que reposicionam o setor moveleiro brasileiro no cenário da Indústria 4.0. A nova plataforma da Gabster, por exemplo, conecta arquitetos e marcenarias em tempo real, da criação ao chão de fábrica. A Bramold apresenta na Fimma duas novidades desenvolvidas para atender às demandas do mercado: o Centro de Usinagem CNC e o Centro de Corte CEC.
Por meio da tecnologia Ecofibra, a Artecola afirma ser a única empresa no Brasil que oferece laminados com fibras vegetais, podendo reutilizar sobras de MDF e MDP para promover um ciclo produtivo mais limpo dentro da própria indústria de móveis. Já a Berneck, referência na produção de painéis MDP, MDF e HDF, criará na Fimma um estande conceitual e interativo de 184 m², com destaque para uma estação sensorial dedicada às nove texturas do seu portfólio - incluindo a inédita textura Alumi, com acabamento que remete ao aço escovado.
Para o diretor de Inovação da Movergs, Renato Bernardi, o setor moveleiro vive um dos momentos mais desafiadores e promissores da sua história. “A digitalização hoje é fator de sobrevivência. Ter softwares integrados, operar na nuvem, saber sua capacidade produtiva e reduzir desperdícios virou requisito básico. A Fimma tem sido a ponte entre essas dores do dia a dia e as soluções que realmente fazem a diferença na indústria”, avalia.