Notícias
Incentivo e a importância da amamentação Agosto Dourado promove aumento das taxas de aleitamento materno
Campanha destaca os benefícios do leite materno para mãe e bebê e incentiva o aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses
A campanha alusiva ao Agosto Dourado teve início na última sexta-feira (1º), Dia Mundial da Amamentação. A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a importância dessa prática, já que o leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê após o nascimento, trazendo benefícios não apenas para a criança, mas também para a mãe.
A cor dourada foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para simbolizar que o leite materno é um “alimento de ouro”. De acordo com a instituição, a recomendação é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade.
Outro destaque é a chamada “hora de ouro” (golden hour), a primeira hora de vida do bebê, momento em que é estimulado o contato pele a pele entre mãe e recém-nascido logo após o parto. Essa prática fortalece o vínculo construído durante a gestação e auxilia o bebê na transição do útero para o ambiente externo.
Benefícios do aleitamento materno
O leite materno é rico em anticorpos, auxiliando na proteção contra infecções, alergias e diarreia. Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação também traz vantagens para a mulher, como a redução do risco de sangramento pós-parto, anemia, câncer de mama e ovário, diabetes e infarto. Além disso, contribui para a perda de peso adquirida durante a gestação.