Notícias

12/04/2024
Voltar

Os princípios importam mais do que o lucro

    Com essa frase postada em sua rede social, Elon Musk, o bilionário norte americano, faz uma declaração à liberdade de expressão, a que todos temos o direito, de acordo com a nossa maior lei, aquela que está inscrita em nossa consciência, por ser uma lei Natural, uma Lei Divina. Uma declaração atribuída ao admirável líder pacifista Mahatma Gandhi (1869-1948), define o verdadeiro sentido de liberdade: “A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência.” A consciência, nesse contexto, representa, como nos esclarecem os Espíritos da Codificação Espírita, um pensamento íntimo, que pertence ao homem, como todos os outros pensamentos. Ela é o centro da personalidade, centro permanente, indestrutível, que persiste e se mantém através de todas as transformações do indivíduo. A consciência é não somente a faculdade de perceber, mas também o sentimento que temos de viver, agir, pensar, querer.

    A compreensão da lei de liberdade nos faz perceber que, para progredir, precisamos uns dos outros e que todos temos direitos recíprocos, que precisam ser respeitados, uma vez que qualquer prejuízo que provoquemos ao semelhante, em decorrência dos nossos atos, não ficará impune perante a Lei de Deus. Os Benfeitores da Humanidade afirmam, para Allan Kardec, em sua obra basilar, “O Livro dos Espíritos” na questão 636 que “A lei de Deus é a mesma para todos, (...) O bem é sempre o bem e o mal é sempre o mal, qualquer que seja a posição do homem. A diferença está no grau de responsabilidade.” No entanto, à medida que os Espíritos evoluem, a consciência do bem e do mal está mais bem definida neles, de sorte que a liberdade de consciência, regulando as relações interpessoais, reflete um dos caracteres da verdadeira civilização e progresso. A consciência, entendida como faculdade de estabelecer julgamentos morais ou juízos de valor, é um atributo pelo qual o homem pode conhecer e julgar sua realidade e a realidade do outro. Os julgamentos feitos pela consciência e as interpretações de atos e fatos do cotidiano apresentam limitações, visto que estão fundamentados em parâmetros morais que cada um estabelece para si. É ela fruto de experiências e crenças individuais, elaboradas no contexto cultural onde a criatura humana está inserida, e que se manifesta de acordo com a evolução espiritual do ser.

    Apresentamos um resumo das ideias de Allan Kardec a respeito do ideal iluminista, ilustrado em três palavras: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, que consta em “Obras Póstumas”: “A fraternidade, na rigorosa acepção do termo, resume todos os deveres dos homens, uns para com os outros; significa devotamento, abnegação, tolerância, benevolência, indulgência. (...)É o oposto do egoísmo. (...) Num povo de irmãos, a igualdade será consequência de seus sentimentos, da maneira de procederem, e se estabelecerá pela força mesma das coisas. Qual, porém, o inimigo da igualdade? O orgulho, que leva o homem em toda parte à primazia e ao domínio, que vive de privilégios e de exceções. (...)Como já dissemos, a liberdade é filha da fraternidade e da igualdade. Falamos da liberdade legal, não da liberdade natural, que é, imprescindível para toda a criatura humana, desde o selvagem até o homem civilizado. Vivendo como irmãos, com direitos iguais, animados do sentimento de benevolência recíproca, os homens praticarão entre si a justiça. (...) A liberdade não oferecerá qualquer perigo, porque ninguém pensará em abusar dela em prejuízo dos semelhantes.” Assim, com a frase postada pelo Sr. Elon Musk, “os princípios importam mais que o lucro” compreendemos que ele demonstra uma condição moral desenvolvida uma vez que a consciência depende do nível evolutivo do Espírito.


Compartilhe:

Postado por:

Samira José Turconi

Samira José Turconi

Samira José Turconi é bioquímica, sócia-fundadora da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha, do Centro Espírita Allan Kardec e expositora da Doutrina Espírita.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato