Notícias
Produtores da Cooperativa Vinícola Garibaldi recebem carta de conformidade pelo Global G.A.P.
Certificação internacional é uma das mais reconhecidas no mundo em boas práticas agrícolas
Em mais um movimento da Cooperativa Vinícola Garibaldi para oportunizar formação e educação a seus produtores, um grupo de sete agricultores recebeu, na última semana, a carta de conformidade para o protocolo PFA – Primary Farm Assurance (antigo LocalG.A.P) em boas práticas agrícolas pela certificadora Global G.A.P. Os cooperados receberam o documento durante o evento “Caminhos para a Certificação GLOBALG.A.P.”, realizado no último dia 8, no parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul.
Com isso, a cooperativa passa a ter 23 cooperados chancelados pela carta de conformidade – outros 15 haviam sido contemplados pelo documento no ano passado. A meta da marca de sucos, vinhos e espumantes é alcançar, até o final de 2025, 50 produtores certificados nas boas práticas. Mas todos os cooperados estão preparados para receber tal chancela. Isso porque eles já frequentaram o Programa Alimento Seguro Uva para Processamento (PAS Uva), que foi equiparado ao protocolo PFA. “Quase todos já fizeram a adaptação. O que acontece é que você tem que adicionar os agricultores ano a ano, para colocá-los nos grupos de controle para receber as auditorias da certificadora”, explica Janine Basso Lisboa, da AgroDTech, empresa de consultoria em soluções nas áreas de tecnologia e gestão para propriedades rurais.
O trabalho com o PAS Uva, ferramenta preventiva aos riscos de contaminação dos alimentos, foi introduzido na cooperativa em 2014. Por meio do programa, tanto produtores quanto vinícolas passam por treinamentos. Enquanto os primeiros receberam instruções, entre outras, para reduzir os riscos de contaminação biológica, física e química nas plantações, os segundos tiveram treinamentos para garantia da qualidade sanitária, por exemplo.
O PFA (Primary Farm Assurance, ou Garantia Agrícola Primária, em tradução livre) é o estágio inicial para avançar dentro de outros protocolos da GLOBALG.A.P., uma das certificações mais reconhecidas no mundo em boas práticas agrícolas, com sede na Alemanha. Com ele, há um reconhecimento das boas práticas agrícolas, o que envolve desde a produção da uva até o zelo com as pessoas. “Quando você participa de um programa de certificação, você tem essa chancela dizendo que a sua uva é segura, que o agricultor atua para minimizar a contaminação dela, que ele cuida do meio ambiente e dos trabalhadores”, diz Janine.
Para a cooperativa, a certificação significa um avanço na busca por uma agricultura cada vez mais responsável, segura e sustentável, ao mesmo tempo em que ratifica o seu propósito. “Produzir observando os cuidados nos campos social, ambiental e corporativo é produzir com o devido zelo para que vivamos em harmonia, fazendo o correto e praticando o bem para todos os nossos públicos”, comenta o presidente da cooperativa, Oscar Ló.