Notícias
Pessoas normais
Que o Rio Grande do Sul é um lugar abençoado, lindo e muito bom de viver, não é novidade pra ninguém. As paisagens distintas de cada região do estado, a cultura, sotaque, culinária, enfim, sou suspeito de falar. O clima então, chega a ser o assunto mais comentado no cotidiano. Frio, chuva, vento, calor, e muitas vezes, tudo isso em um dia só... Viver aqui chega a ser uma arte, que requer muita criatividade e bastante coragem, principalmente nos dias frios.
Hoje pela manhã, embora a temperatura aqui na Serra Gaúcha marcasse 14ºC a sensação térmica parecia estar próxima de 0ºC. Era por volta das 6:30hs da manhã quando fui acordar meu filho para tomar banho e ir para a escola. Nesse momento ele fez o bom uso das palavras para tentar me convencer a deixá-lo faltar aula, fundamentando seu argumento no frio.
- Pai, hoje está muito frio, você poderia me deixar faltar aula?
Aí entrou a minha argumentação de pai, de motivador, muitas vezes com papel de inspirar para que se encontre a força necessária para levantar, pois no fundo, eu quase fui convencido a deixá-lo em casa. - Filho, vamos lá! Afinal de contas, somos gaúchos ou não somos?
A resposta foi maravilhosa:
- Pai, hoje somos apenas pessoas normais e com frio!
Depois de refletir por horas, resolvi aproveitar o espaço da minha coluna aqui no Novo Tempo, para dividir esse momento com meus leitores. Quantas vezes temos que ser heróis para enfrentar as adversidades impostas pela vida? Quantas vezes não tivemos a mesma vontade do Martin, de dizer que somos apenas pessoas normais? Quantas vezes não pensamos ser merecedores de ficar em casa?
Muitas vezes precisamos nos vestir de coragem, nos revestir de um escudo imaginário de fortaleza para enfrentar o primeiro passo, a entrada no chuveiro, o saltar da cama... Depois? Ah! Depois que estamos tomando café, percebemos que nem estava tão frio assim, depois que damos o primeiro passo percebemos que a luta também não é tão árdua assim...
Porém, hoje aprendi com o Martín Fierro, que não precisamos ser sempre fortes, sempre durões, sempre corajosos.... Terão algumas situações que poderemos sim, olhar e dizer para nós mesmos: - Somos apenas pessoas normais, e com frio!