Notícias

29/05/2023
Voltar

35º Festival Colonial Italiano atrai mais de 3,1 mil pessoas

Evento reuniu gastronomia típica, atrações musicais e comercialização de artesanato local nos Pavilhões da Fenachamp

Já tradicional em Garibaldi, a 35ª edição do Festival Colonial Italiano foi novamente um sucesso, registrando um público de 3.172 pessoas durante os dois dias de programação. O evento ocorreu no último fim de semana, atraindo comunidade e visitantes aos Pavihões da Fenachamp.

A gastronomia típica italiana, preparada com muito carinho pela Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG), é a atração principal do festival. O cardápio deste ano foi composto por massa, galeto, polenta brustolada, salame, queijos, saladas diversas, pão, cuca e grostoli.

Durante os dois dias, 130 pessoas estiveram envolvidas no preparo dos alimentos. Foram 750 kg de polenta, 3 mil unidades de pães, 150 unidades de cuca, 180 kg de grostoli, 200 kg de massa, 1.400 kg de galeto e 400 kg de frios consumidos pelos participantes, além de 700 litros de suco de uva e 1,2 mil litros de vinhos (branco, tinto e rosé).

O festival contou ainda com a venda de artesanato local, com a participação de 14 expositores, que estiverem comercializando diversos itens como crochês, produtos em dressa, toalhas, mandalas e santos decorados.

As atrações musicais ficaram a cargo das bandas tradicionalistas Canção Nativa e Tchê Barbaridade, que alegraram a todos os presentes. Além disso, o embaixador do Turismo de Garibaldi, Valmor Marasca, também apresentou um repertório de músicas italianas no sábado (27).

O Festival Colonial Italiano é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e da Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG), com apoio da Emater/RS – Ascar.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato