Notícias

11/07/2025
Voltar

A espiritualidade como ferramenta para a saúde integral

    A espiritualidade desempenha um papel importante na promoção da saúde integral, abrangendo bem-estar físico, mental e social. A conexão entre espiritualidade e saúde é cada vez mais reconhecida, com estudos indicando que a espiritualidade pode influenciar positivamente a saúde, reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida. A espiritualidade é uma ferramenta importante para a promoção da saúde integral em um indivíduo, e não somente a saúde mental. É válido ressaltar que a espiritualidade não substitui tratamentos médicos e psicológicos, mas pode ser uma ferramenta complementar valiosa para promover a saúde integral e o bem-estar geral.

    O sofrimento contemporâneo está na redução da existência humana, ao imediatismo, ao consumismo, aos prazeres rápidos e descartáveis, à falta de equilíbrio, à ânsia de não viver o aqui e agora pautado no niilismo, vivendo sempre no futuro, no querer sempre mais e mais. Essa realidade exala, no homem, a sua vulnerabilidade e as suas angústias. O desafio na prática da saúde contemporânea é olhar para cada pessoa de forma individualizada, o Ser em seus diversos aspectos: biológico, psicológico (mental), social e espiritual. Neste contexto, a espiritualidade pode servir como ferramenta para a promoção da saúde integral. O Dr. Blancard Torres, médico, pneumologista, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, afirma, em seu livro “Doença, Fé e Esperança” que “a espiritualidade já está comprovada cientificamente, com sua ação liberando vários neurotransmissores que conectam o cérebro a todos os órgãos.” Com o mesmo entendimento sobre a espiritualidade, o Dr. Herbert Benson, diretor do Instituto de Medicina da Mente e Corpo, na Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e renomada autoridade mundial no estudo do poder de cura através da mente, no amplo contexto da espiritualidade, incluindo a fé e as diversas práticas de meditação, afirma que “em meus 30 anos de prática de medicina, nenhuma força curativa é mais impressionante ou mais universalmente acessível do que o poder do indivíduo de cuidar de si e de se curar.” É por sua dimensão espiritual que o homem supera o plano puramente funcional de sua animalidade, sendo capaz de dar sentido à sua existência; capaz de descobrir um sentido para a realidade que o cerca e para o tempo no qual ele está inserido. A dimensão espiritual é, pois, a dimensão do sentido. A espiritualidade pode proporcionar um senso de propósito, esperança e significado na vida, o que pode auxiliar na redução do estresse, ansiedade e depressão. Pesquisas científicas sugerem que a espiritualidade pode estar associada a uma melhor função imunológica, menor risco de doenças cardiovasculares e maior longevidade. A fé e a espiritualidade podem ser ferramentas importantes no processo de recuperação de doenças, adesão ao tratamento, proporcionando conforto emocional e força para lidar com os desafios da saúde. A espiritualidade, portanto, não se limita a práticas religiosas, mas se refere a uma busca pessoal por sentido e propósito na vida, que pode ser vivenciada de diversas maneiras, como a meditação, a oração, a caridade desinteressada e o sentimento de gratidão, promovendo, assim, a conexão interior, a paz de espírito e a saúde integral.


Compartilhe:

Postado por:

Samira José Turconi

Samira José Turconi

Samira José Turconi é bioquímica, sócia-fundadora da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha, do Centro Espírita Allan Kardec e expositora da Doutrina Espírita.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato