Notícias

29/07/2025
Voltar

Bento-gonçalvense Vinicius Buffon fica entre os 15 melhores gelatieres do Brasil, em disputa pelo Gelato Festival World Masters

Proprietário da Così Gelato participou da disputa nos dias 22 e 23 de julho, em São Paulo, com o gelato de sabor autoral ‘La Cucagna’. A edição 2022/2025 contou com mais de 3,5 mil profissionais inscritos em todo o mundo. Produto já está disponível aos cl

    O Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha e mais precisamente Bento Gonçalves estão oficialmente no mapa mundial do gelato. Vinicius Bortoli Buffon, 43 anos, mestre gelatiere à frente da Così Gelato, foi selecionado entre os 15 melhores do Brasil na final nacional do Gelato Festival World Masters, realizada nos dias 22 e 23 de julho. O evento ocorreu durante a Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e Food Service (FIPAN), em São Paulo, um dos maiores eventos do segmento da América Latina.

    Vinícius foi o único representante gaúcho no concurso. De toda a região Sul do Brasil, estavam na final apenas o bento-gonçalvense e uma competidora de Londrina (PR). Ele levou o sabor autoral “La Cucagna”, um gelato criado para homenagear os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. O nome vem da expressão italiana ‘Fare la cucagna nel paese della fortuna’, usada por imigrantes que buscavam uma vida melhor no Brasil, uma terra de abundância e oportunidades.

    “Recebi um elogio especial do chef francês Claude Troisgros, que disse ‘seu gelato está marrrravilhoso’. Isso já vale toda a jornada. Me senti extremamente orgulhoso em levar nossa região para uma final tão competitiva. O nível estava altíssimo, e estar entre os melhores já é um reconhecimento gigante”, conta Vinicius.

    Além de Claude, o júri era formado pela chef pâtissière nipo-brasileira de destaque internacional, Saiko Izawa, e pela jornalista especializada em gastronomia Patrícia Ferraz, colunista do caderno Paladar, do jornal O Estado de São Paulo.

Ingredientes do “La Cucagna”

    A composição inclui ricota cremosa, que representa a escassez e o aproveitamento integral de ingredientes, já que a ricota é feita a partir do soro do leite; uvada artesanal com casca, que homenageia a uva, um dos maiores legados da imigração italiana na Serra Gaúcha; sfregolá de amêndoas, que traz crocância e delicadeza ao sabor, sem sobrepor os demais ingredientes, e o tomilho, que combina perfeitamente com a uva, oferecendo frescor e aroma.

    O “La Cucagna” está disponível nas quatro lojas da Così na Serra Gaúcha, localizadas na Via Gastrô, Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e Garibaldi.

Reconhecimento

    Apesar de não ter sido selecionado entre os dois brasileiros que representarão o país na final mundial de 2026, Vinícius celebra o reconhecimento.

    “Estar entre os 15 melhores gelatieres do Brasil, em uma competição dessa magnitude, mostra que estamos no caminho certo, com técnica, planejamento e muito amor ao que fazemos”, observa.

    Entre os 15 finalistas da etapa nacional, havia representantes do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. A edição 2022/2025 contou com mais de 3,5 mil gelatieres inscritos em todo o mundo.

    A final brasileira foi organizada pela Carpigiani do Brasil e pela distribuidora 3L Locações, parte do grupo Metalfrio, em colaboração com a Carpigiani Gelato University, a escola mais renomada do mundo para empreendedores de gelato de sucesso, e a Sigep - Italian Exhibition Group, a principal feira B2B mundial dedicada ao gelato artesanal, confeitaria, panificação e café.

De farmacêutico a mestre do gelato

    Vinicius é farmacêutico bioquímico e administrador de empresas. A paixão pelo gelato começou em 2017, quando ele e sua esposa, Patricia Fior Postingher Buffon, publicitária e responsável pelo design e estratégia da marca, decidiram apostar no sonho de empreender com um produto que unisse qualidade, tradição e criatividade. Nascia ali a Così Gelato, inaugurada em dezembro de 2017, em Bento Gonçalves.

    O primeiro contato com o universo do gelato veio a partir de uma ideia da irmã Rosana e do cunhado italiano, que produziram gelato artesanal por um breve período em 2015. Com o retorno deles à Itália, Vinicius e Patricia decidiram seguir com o projeto por conta própria, dando origem ao negócio familiar que hoje é referência na Serra Gaúcha.

A trajetória como gelatiere inclui formação completa pela renomada Carpigiani Gelato University, com módulos básico, intermediário e avançado realizados em São Paulo com mestres como Carolina Nannini e Luca Cappelletti. Em 2024, Vinícius também participou de uma imersão intensiva na Itália, com nomes como Giuseppe Zerbato e Barbara Bettera, da 5.1 Gelato, aprofundando técnicas de produção artesanal e criatividade em receitas.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato