Notícias

04/04/2023
Voltar

Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza inicia no dia 10 de abril

Em Garibaldi, imunização será aplicada em adultos nas UBS’s Chácaras, São Francisco e Santa Terezinha, e em crianças de 6 meses a menores de 6 anos no Posto de Saúde Central

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem início no dia 10 de abril, em Garibaldi. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a imunização será aplicada em adultos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Chácaras, São Francisco e Santa Terezinha, e em crianças de 6 meses a menores de 6 anos no Posto de Saúde Central.

Para receber a vacina não é necessário agendamento, basta comparecer nos postos de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. É necessário apresentar carteira de vacinação, documento de identificação com foto e documento que comprove o pertencimento de acordo com o grupo prioritário.

O público-alvo contempla:

• Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);

• Pessoas com 60 anos ou mais;

• Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente;

• Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto);

• Trabalhadores de saúde de 18 anos ou mais;

• Professores;

• Povos indígenas;

• Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo e portuários;

• Forças armadas, de segurança e salvamento;

• População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina usada nesta campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única. Crianças abaixo dos nove anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

A SMS solicita que os familiares de pessoas acamadas entrem em contato com a sua Unidade de Saúde de referência para realizar o agendamento da vacina contra a gripe e dose de reforço Bivalente da Covid-19.

Conforme orientação técnica, todas as pessoas acima de 12 anos não necessitam de intervalo entre a dose contra a Covid-19 e a vacina da Influenza. Pessoas que tiveram diagnóstico positivo para Covid-19 necessitam 30 dias de intervalo para receber a imunização.

A previsão é que de encerramento da campanha ocorra no dia 31 de maio.

Sobre a doença

A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19.

A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

Segundo a Organização Mundial da Saúde os casos de Influenza podem variar de quadros leves a graves, sendo que a transmissão acontece de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias, através de espirros ou fala de um infectado para um suscetível ou também através de contato direto ou indireto com as secreções respiratórias ao tocar superfícies contaminadas e em seguida contatar olhos, nariz e boca. Os sinais e sintomas são variáveis: febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato