Notícias

14/10/2022
Voltar

CRAS realiza roda de conversa sobre a campanha Outubro Rosa

A ação foi destinada ao grupo de mulheres do bairro Bela Vista II

Nesta terça-feira (11), no salão comunitário do bairro Bela Vista II, o Centro de Referência de Assistência Social de Garibaldi (CRAS) realizou uma roda de conversa com os grupos de mulheres do bairro para falar sobre o Outubro Rosa.

O encontro, promovido pela Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social, contou com a participação da enfermeira Débora Kaminski Terra, que orientou as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero, especialmente através do autoexame e acompanhamento periódico preventivo disponibilizado no SUS.

Também contou com a participação da reflexoterapeuta Claudete Dendena, que falou sobre aspectos de cuidado em saúde através de terapias alternativas. Claudete demonstrou os pontos para manipulação nos pés que favorecem o bem-estar físico e emocional.

No final, a psicóloga Analissa Scherer Peixoto e estagiária de psicologia, Franciele Vicari Pradella, realizaram uma dinâmica a partir da mensagem “O Laço e o Abraço”, de Mário Quintana. Assim, cada participante foi convidada a entregar o laço rosa, símbolo do movimento, para uma colega de grupo, simbolizando cuidado, carinho e amizade.

Cada participante também recebeu um mimo com o tema da campanha Outubro Rosa.

Sobre a campanha

O “Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização, tendo como objetivo principal alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

Este movimento é realizado anualmente desde os anos 90 e iniciou nos Estados Unidos. O laço cor-de-rosa, símbolo da campanha, foi lançado pela fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada na cidade de Nova York. Na época, os corredores receberam o laço para usarem durante a corrida.

No Brasil, as campanhas acontecem desde 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (São Paulo) foi iluminado de cor-de-rosa.

No município de Garibaldi, anualmente é organizada uma agenda com ações e eventos que reforçam a importância da data e a necessidade de fortalecer a campanha, levando conhecimento e orientação para toda a população.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato