Notícias

15/04/2024
Voltar

Departamento de Controle da Dengue segue com ações de conscientização em Garibaldi

Alunos das escolas Pedro Cattani e Sagrado Coração receberam a equipe para palestras sobre o tema

    O Departamento de Controle da Dengue e Simulídeos segue com ações de combate ao Aedes Aegypti, em Garibaldi. A equipe, além de combater in loco os focos do inseto, conscientiza a população por meio de materiais e palestras. Recentemente, o departamento esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Cattani e no Colégio Sagrado Coração de Jesus para falar com os alunos sobre a doença e como evitar seu transmissor.

    No dia oito de abril, mais de 200 estudantes da Pedro Cattani acompanharam as instruções da equipe e os mascotes Dengão e Dengosa sobre como controlar a proliferação do mosquito. Já entre os dias 11 e 12, 140 alunos do 7º e 8º ano interagiram com os palestrantes do departamento sobre o mesmo tópico.

    Durante os encontros, foram debatidas ações simples de combate a Dengue, como tampar reservatórios de água parada, realizar limpezas regulares nas áreas interna e externa da residência, descartar o lixo da maneira correta, entre outras.

Medidas preventivas

    Os munícipes devem ficar atentos a reservatórios de água parada, que funcionam como o principal ambiente para focos do inseto. Para isso, alguns pontos merecem atenção redobrada:

    - Armazene garrafas vazias, baldes e vasos com o gargalo para baixo;

    - Descarte corretamente o lixo;

    - Elimine objetos que acumulem água parada;

    - Faça limpezas e revise regularmente áreas internas e externas da residência;

    - Retire os pratos dos vasos de plantas ou coloque areia até a borda;

    - Mantenha caixas d'água, poços, barris e lixeiras bem vedados;

    - Mantenha calhas desobstruídas e livre de folhas e gravetos;

    - Trate a água da piscina com produtos.

Sintomas da dengue

    Febre alta, entre 39°C e 40°C, com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, na cabeça, no corpo e nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira, são os principais sintomas da dengue.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato