Notícias

03/04/2024
Voltar

Escolinha da Secretaria de Esportes de Garibaldi revela atletas para o futsal

    Investir no fomento do esporte para as crianças e adolescentes é um dos pontos mais importantes para incentivar atletas das categorias de base a seguirem uma carreira profissional. Exemplos disso são Jean Carlos Lodi de Melo, Gabriel Lodi de Melo e Lucas Janes que frequentaram a escolinha de futsal da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) e hoje conquistaram um espaço para jogar além das fronteiras garibaldenses.

    Os irmãos Jean Carlos Lodi de Melo, de 22 anos, e Gabriel Lodi de Melo, de 25 anos, jogam há mais de quatro anos na Itália, atuando agora no Cittá di Canicatti, e contam que a experiência de treinar desde pequenos na escolinha os ajudou muito em sua evolução.

    Gabriel participou da escolinha sub-17 da SMEL, mas em seu tempo a equipe não participava de campeonatos fora da cidade. “Aqui em Garibaldi tinha só o sub-17, dai depois fui jogar pela ACBF, aonde fiz toda a base, e depois fui para Itália. Na escolinha aprendi muito sobre passes, finalizações, o que foi fundamental, além é claro de conhecer pessoas novas e construir amizades”, salienta.

    Já Jean, que começou aos 10 anos na escolinha de futsal do Município, passou pelas categorias sub-17 e sub-20. “Aprendi bastante, foi o fundamento daquilo que eu necessitava. Tive o professor Fernando Hoffmann, que já foi jogador de futsal profissional, que foi essencial, aprendi muito com ele. Minha ida para a Itália foi muto boa, consegui colocar em prática os ensinamentos da escolinha e fui me aperfeiçoando”, destaca.

    Ele relata a importância de ter tido a oportunidade de competir pelo Garibaldi Futsal. “Quando começou os projetos para voltar o Garibaldi Futsal e jogar o estadual, acredito que abriu uma vitrine. Tanto eu, o Lucas, quanto outros meninos, conseguiram sair daqui e ir para times profissionais de divisões maiores”, completa Jean.

    O jovem atleta Lucas Janes, de 17 anos, após participar das competições pelo time garibaldense recebeu um convite para atuar pela Assoeva, em Venâncio Aires. “Comecei com 15 anos na escolinha, passei pela ACBF e voltei para cá. Fiz meu sub-17 e sub-20 aqui e acredito que ter treinado com um cara tão experiente me agregou muito para estar aonde estou hoje”, enfatiza.

    Janes também pontua os aprendizados levados dentro e fora das quadras. “O professor Fernando me ensinou muito. É um exemplo como ser humano. Não praticávamos somente esporte, mas também aprendemos sobre companheirismo e amizade. Acredito que levo para minha vida, para minha carreira e para o time que estou indo hoje, o exemplo de quadra e de pessoa por tudo que ele passou para gente”, aponta.

Desejo do retorno do Garibaldi Futsal no âmbito profissional

    Os três atletas ressaltaram o sonho da formação de uma equipe profissional para o Garibaldi Futsal. “Espero que seja dada sequência nisso, porque hoje a estrutura que temos no nosso município é fantástica. Saímos do país para buscar algo financeiramente melhor, mas se tivéssemos a oportunidade de jogar aqui, com uma divisão boa, não precisaríamos nos deslocar. Esperamos que um dia tudo isso volte, porque o nosso maior desejo é jogar pela camisa de Garibaldi”, expõe Jean.

    A visão é afirmada por Gabriel. “Sabemos que aqui na cidade tem vários jogadores bons. Jogar pelo Garibaldi Futsal seria uma alegria enorme, porque temos toda a família perto, e assim como nós, outros tantos atletas garibaldenses que saíram do país, gostariam de representar o nosso município”, conclui.

    Esse desejo dos jovens reflete a vontade da Secretaria de Esportes, que vem trabalhando para que o município possa ter, novamente, uma equipe no cenário profissional, atuando em nome de Garibaldi. A pasta já formou outros atletas na escolinha, que hoje compõem equipes do citadino e de clubes da região.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato