Notícias

17/04/2023
Voltar

Festival do Grostoli acolhe toda família com programação diversificada

Devido ao evento, modificações no trânsito ocorrem a partir desta terça-feira

Garibaldi já está com a mão na massa para a segunda edição do Festival do Grostoli, que ocorre a partir desta sexta-feira (21) e segue até domingo (23) em frente à Igreja Matriz São Pedro, em Garibaldi. Na sexta e sábado, o evento ocorre das 9h às 20h e no domingo, das 9h às 19h. Celebrando um grande símbolo gastronômico da Serra Gaúcha, o evento reúne, além da comercialização da iguaria, atrações para todos os públicos.

Neste ano serão 14 comunidades que estarão preparando o grostoli, quentinho, feito na hora: Anunciata, Araújo Borghetto, Chácaras, Escoteiros, Linha Baú e Garibaldina, Marcorama, Nossa Senhora de Fátima, Presidente Soares, São Gabriel, São Jorge, São José de Costa Real, São Miguel e São Roque Figueira de Mello. Além destas, terão padarias comercializando a iguaria já prontinha, em saquinhos, prontos para levar para casa!

Um campeonato de bisca, além da comercialização de artesanato local, também integram a programação. Haverá também espaço gratuito de recreação infantil, com brinquedos infláveis. Os visitantes poderão, ainda, realizar passeios de Tim-Tim, caminhão de guerra GMC de 1944 adaptado para o transporte turístico, ao custo promocional de R$10, com saída nas imediações do evento.

O festival também terá apresentações artísticas e culturais que valorizam a imigração italiana, com músicas ítalo-gaúchas, tradicionalistas, pop rock, MPB e country, durante os três dias. As atrações confirmadas são: Inês Rizzardo, Gaiteiros Itinerantes, Grupo de danças Stella d’ Itália, Banda Blackie, Destilaria Corleone, Orquestra Municipal, Coro Canarinhos, The Selles, The All Pargatas, Vocal Allegro, Irmãos Manzonni e Juliano, Tropilha Gaviona, Jeve Carelli, Beto e Tobias, além de apresentações do grupo do Centro de Tradições Gaúcha (CTG) Sentinela da Serra. A programação completa pode ser conferida abaixo.

Nesta edição, o festival terá outras opções de gastronomia, como polenta mole, cafés, cervejas artesanais e outras delícias. Os estabelecimentos que estarão presentes são: Le Petit Sablé, Doçaria Luísa Fanti, Associação dos Vinicultores de Garibaldi (Aviga), Mercado São Lucas, Queijaria Valbrenta, La Vie Padaria Artesanal, Ristorante Del Pomodoro, Le Sorele Cafeteria, Blauth Bier e La Birra.

O Festival do Grostoli é uma realização da Prefeitura Municipal de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e Grupo RBS. O evento conta com o patrocínio de Sicredi Serrana e Moinho do Nordeste e o apoio da Emater RS e CIC Garibaldi.

Campeonato de bisca

No sábado (22), com início às 13h, será realizado um campeonato de bisca. As inscrições encerram nesta segunda-feira (17) e devem ser feitas com a Emater pelo telefone (54) 3462-1602 ou com Luiz Martinelli pelo telefone (54) 99960-4322. Haverá premiação para duplas vencedoras, considerando as três primeiras colocações.

Alterações no trânsito

*Terça-feira (18/04)

Fechamento no estacionamento da praça da Igreja Matriz São Pedro, a partir das 7h

*Quarta-feira (19/04):

Rua Dante Grossi, no trecho compreendido entre as ruas Jílio de Castilhos e Dr. Carlos Barbosa - Trânsito liberado em meia pista

*Quinta-feira a domingo (20/04 - 23/04):

Rua Dante Grossi, no trecho compreendido entre as ruas Borges de Medeiros e Dr. Carlos Barbosa -Fechamento total;

Rua Júlio de Castilhos, no trecho compreendido entre as ruas Buarque de Macedo e Travessa 31 de Outubro - Fechamento total;

Rua Dr. Carlos Barbosa, no trecho compreendido entre as ruas Buarque de Macedo e Travessa 31 de outubro - Fechamento total.

O trânsito será liberado no domingo (23) após a desmontagem e limpeza.

Programação das apresentações artísticas e culturais:

Sexta - 21/04

9h30: Inês Rizzardo

11h: Protocolo de abertura

12h: Gaiteiros Itinerantes

13h30: Grupo de danças Stella d’Itália

14h30: Banda Blackie

16h: Destilaria Corleone

18h: Missa na Igreja Matriz São Pedro

19h: Orquestra Municipal

Sábado - 22/04

10h: Grupo de danças Stella d’Itália

11h: Coro Canarinhos

12h: Gaiteiros Itinerantes

13h: Campeonato de bisca

13h30: The Selles

15h: The All Pargatas

17h: Missa na Igreja Matriz São Pedro

18h: Vocal Allegro

Domingo - 23/04

9h: Missa na Igreja Matriz São Pedro

10h: (no palco) Irmãos Manzonni e Juliano

10h: (no lounge) Café de chaleira com CTG

12h: Gaiteiros Itinerantes

13h: Tropilha Gaviona

15h: Jeve Carelli

16h30: Beto e Tobias

18h: Missa na Igreja Matriz São Pedro

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato