Notícias

24/04/2023
Voltar

Festival do Grostoli atrai mais de 45 mil pessoas

Durante os três dias de evento, foram comercializadas cerca de 500 mil unidades de grostoli

Com a benção de São Pedro, padroeiro da cidade, e com três dias ensolarados, a segunda edição do Festival do Grostoli se consagrou no calendário de eventos da cidade, atraindo mais de 45 mil pessoas e contabilizando cerca de 500 mil unidades de grostoli vendidos. Além da iguaria, também foram comercializados aproximadamente 2.850 garrafas de espumante, 700 garrafas de suco de uva e 2 mil litros de cerveja artesanal.

As comunidades do interior de Garibaldi, em parceria com a Emater, foram as responsáveis por produzir e comercializar os grostolis quentinhos. Participaram: Anunciata, Araújo Borghetto, Chácaras, Escoteiros, Linha Baú e Garibaldina, Marcorama, Nossa Senhora de Fátima, Presidente Soares, São Gabriel, São Jorge, São José de Costa Real, São Miguel e São Roque Figueira de Mello.

Um campeonato de bisca, venda de artesanato local e espaço de recreação infantil também integraram o evento. Os visitantes puderam, ainda, realizar passeios de Tim-Tim, caminhão de guerra GMC de 1944 adaptado para o transporte turístico. O festival também contou com apresentações artísticas e culturais, com músicas italianas, tradicionalistas, pop rock, MPB e country.

Nesta edição, o festival também contou com outras opções de gastronomia. Os estabelecimentos que estiverem presentes são: Le Petit Sablé, Doçaria Luísa Fanti, Associação dos Vinicultores de Garibaldi (Aviga), Mercado São Lucas, Queijaria Valbrenta, La Vie Padaria Artesanal, Ristorante Del Pomodoro, Le Sorele Cafeteria, Blauth Bier e La Birra.

A secretária de Turismo e Cultura, Ana Pauline Mombach, avalia que o evento foi um sucesso. “Estamos muito felizes com o resultado desta edição. Neste ano, aumentamos o número de comunidades fazendo o grostoli quentinho na hora, incluímos padarias vendendo a iguaria pronta e embalada e contamos também com vinícolas e cervejarias pra engrandecer o evento. Ver Garibaldi cheia de munícipes e visitantes festejando essa tradicional receita que herdamos dos nossos imigrantes italianos me faz ter a certeza de que o festival do grostoli veio pra ficar! Ano que vem tem mais!”, comemora.

O Festival do Grostoli foi uma realização da Prefeitura Municipal de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e Grupo RBS. O evento conta com o patrocínio de Sicredi Serrana, Moinho do Nordeste e Cooperativa Vinícola Garibaldi, e o apoio da Emater RS e CIC Garibaldi.


Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato