Notícias
Garibaldi recebe a Mostra Riso na Serra, um festival inédito de palhaçaria feminina
Com oficinas, espetáculos, roda de conversa e cortejo, o festival propõe uma dramaturgia feita por mulheres para libertar o riso e provocar reflexão
De 14 a 24 de agosto, Garibaldi será palco de um festival cultural inédito: a Mostra Riso na Serra – Palhaças em Movimento, que reunirá artistas de diversas partes do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro para celebrar a palhaçaria feminina e provocar reflexões sobre a vida.
O evento propõe muito mais do que o riso fácil. Trata-se de uma dramaturgia autoral e potente, criada por mulheres que falam de suas dores, maternidades, padrões de beleza, opressões, amores e liberdade, sempre com coragem e humor. Em cena, palhaças convidam o público a rir com elas, e não delas.“Essa dramaturgia nova que estamos criando é revolucionária. A palhaçaria clássica foi feita por homens, colocando a mulher como objeto: princesa ou musa. Nós estamos fazendo outra coisa. Somos protagonistas. Estamos escrevendo uma dramaturgia feita por mulheres e para mulheres. A mulher na palhaçaria convida o outro a rir junto, a partir das suas vulnerabilidades. É sobre rir da própria desgraça, sobre acolher-se no riso,” compartilha a artista Diane Schizzi, uma das idealizadoras do evento.
A escolha de realizar a Mostra na Serra Gaúcha também é simbólica. Um ano após as enchentes que assolaram o estado e deixaram marcas físicas e emocionais profundas, a ideia é proporcionar momentos de alegria e entrega, permitindo que emoções também sejam elaboradas por meio do riso. “Somos um povo acostumado ao trabalho duro, ao silêncio e à dor. Mas essa cidade precisa de riso. Ele é terapêutico e torna a vida mais leve. As artistas que virão foram escolhidas a dedo. Elas são generosas, potentes e vão tocar o público,” afirma Diane.
A iniciativa foi contemplada pelo Edital PNAB Estadual RS, com financiamento da Secretaria Estadual da Cultura e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Garibaldi, Secretaria de Turismo e Cultura, Restaurante Marisa, Dall'Onder Ski, Cooperativa Garibaldi, e tem produção da Didarte Serviços Artísticos.
Programação
12 de julho: Capacitação em Acessibilidade Cultural - atitudinal, comunicacional e arquitetônica, com a especialista Isabel V. Damian.
Local: Didarte (rua João Goulart, 20 - bairro Glória - Garibaldi)
14 e 15 de agosto: Oficina “Onde botei o meu nariz?”, com a diretora e palhaça Karla Concá (RJ) Essa oficina está direcionada para mulheres que residem em Garibaldi.
16 a 19 de agosto: Oficina “Parto de mim”, com seleção de mulheres com vivência na área da palhaçaria. Os números criados serão apresentados na abertura da Mostra;
20 de agosto (noite): Abertura oficial com o Cabaré Cômico, reunindo números curtos e autorais das mulheres participantes;
21 a 23 de agosto: Espetáculos em escolas, espaços culturais e apresentações noturnas.
22 de agosto (manhã): Roda de conversa sobre palhaçaria feminina;
23 de agosto: Cortejo de palhaças pelas ruas do centro de Garibaldi;
24 de agosto (noite): Encerramento com o grupo As Marias da Graça, com o espetáculo “Tem areia no maiô” — marco histórico da palhaçaria feminina brasileira.