Notícias

16/05/2025
Voltar

Garibaldi sedia Dia de Campo com foco no cultivo de milho

Ação promovida com o apoio da Prefeitura reforça a capacitação de agricultores locais e incentiva boas práticas no cultivo do produto

    Na última terça-feira (13), agricultores de Garibaldi participaram do Dia do Campo do Milho Troca-Troca, na comunidade de Marcorama. O evento contou com a participação de cerca de 40 pessoas e foi realizado com o apoio da Prefeitura de Garibaldi em parceria com a Emater/RS - Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Sicredi e Follare Agronegócios.

    O encontro teve como foco o aperfeiçoamento técnico no cultivo do milho, com ênfase em praticas sustentáveis e no uso eficiente de tecnologias agrícolas. O engenheiro agrônomo João Villa, da Emater/RS – Ascar de Caxias do Sul, ministrou o aperfeiçoamento sobre a tecnologia de aplicação, abordando temas como deriva, tamanho de gotas, cobertura adequada e calibração correta de pulverizadores. Foram apresentadas diferentes pontas de pulverização e demonstradas as consequências do uso inadequado da pressão de trabalhos nos equipamentos.

    O evento também contou com a participação da engenheira agrônoma Tatiana Finato, da Emater/RS Garibaldi, que compartilhou como realizar corretamente a coleta de amostra de solo para análise, as vantagens da utilização de plantas de cobertura de solo, tipos de plantas, densidade da semeadura, entre outros aspectos.

    Concluindo a etapa técnica do encontro, o engenheiro agrônomo Henrique Thomas Queiroz falou sobre a adaptação na região, altura da espiga, resistência a acamamento e outras informações importantes para os agricultores.

    O secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Rogério Aimi, também esteve presente no evento, reforçando o compromisso da administração municipal com o fomento da agricultura local. “Precisamos valorizar o conhecimento técnico como ferramenta de desenvolvimento do setor. Por isso, estamos nos aproximando do agricultor e levando ainda mais conhecimento para o meio rural”, comenta.

    Além dos técnicos da Emater, o professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Raul Matos Araújo, abordou o uso de bioinsumos na agricultura. Ele apresentou experimentos conduzidos pela própria área do evento, destacando a aplicação do fungo Cordyceps javanica como inseticida biológico no controle da cigarrinha-do-milho, testado em dois estágios fenológicos da cultura. Também foi demonstrado o tratamento biológico de sementes, por meio da inoculação com bactérias promotoras de crescimento e fungos com ação nematicida.

    Na ocasião, Araújo destacou ainda a variedade de milho de polinização aberta SCS155 Catarina, desenvolvido pela Epagri, como alternativa de menor custo e boa produtividade, que permite ao produtor salvar sementes para plantios futuros.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato