Notícias

01/09/2025
Voltar

Grupo de Trabalho sobre Mão de Obra da Apeme projeta ações futuras com Feirão de Empregos e ampliação de serviços

Com atuação há quase dois anos, grupo é formado por membros da diretoria e empresários ligados à instituição

    O Grupo de Trabalho sobre Mão de Obra da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) se reuniu nesta semana para debater organização de ações e projetos futuros. O principal deles é a realização da 2ª edição do Feirão de Empregos Apeme, agendado para acontecer junto à Ronda da Cidadania, no dia 15/11, na Faculdade FISUL.

    O Feirão deve seguir o modelo da 1ª edição, realizada em 2024, com a presença de empresas que estão contratando e de recrutadores que podem auxiliar os candidatos, inclusive com a confecção e impressão de currículos. Na ocasião foram feitos 614 atendimentos, um número que surpreendeu a organização e demonstrou a necessidade de ações deste tipo com frequência.

    Com atuação há quase dois anos – a criação foi em outubro de 2023 – o grupo é formado por membros da diretoria e empresários ligados à instituição, que agregam sugestões. “Temos trabalhado em iniciativas integradas e em várias frentes para tentar ajudar não apenas os nossos associados, mas também a comunidade como um todo”, afirma a presidente da Apeme, Rosana Debiasi. Uma das frentes citadas é o projeto “Construindo o futuro através da qualificação profissional”, desenvolvido pela Parceiros Voluntários, que prepara gratuitamente jovens com idades entre 14 e 20 anos para o mercado de trabalho através de palestras sobre diversos temas.

    Já a criação de uma Assessoria em Gestão de Pessoas permite que os associados à Apeme sejam atendidos por um profissional especializado que faz um diagnóstico da situação. A assessoria é gratuita para associados, com até três horas de duração. A partir da demanda de cada empresa, são apontados caminhos e soluções que podem ser adotados para melhorar a gestão de pessoas. “Atualmente temos atendido uma média de quatro associados por mês. Estamos atuando para ampliar ainda mais este serviço, que tem se mostrado cada vez mais necessário”, adianta a vice-presidente Mariela Cantoni Dendena, que integra o Grupo de Trabalho sobre Mão de Obra desde sua criação.

Futuro

    Para 2026, será mantida a realização de cursos e capacitações na área de Gestão de Pessoas, que auxiliem os gestores de recursos humanos e proprietários das pequenas empresas nos desafios do dia a dia. “No mês de setembro realizaremos uma pesquisa junto aos associados para definição dos principais temas a serem desenvolvidos nos cursos do próximo ano, inclusive na área de Gestão de Pessoas, que é uma demanda permanente”, comenta a Diretora Executiva da Apeme, Caroline Vieira dos Santos Serejo.

    O Grupo de Trabalho sobre Mão de Obra também pretende manter a parceria com o Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE-RS), que atende na Apeme de forma presencial às quartas-feiras. A ideia é reforçar divulgação para alcançar mais associados que possam efetivar seus estágios através do CIEE, bem como junto os estudantes, que podem se cadastrar para oportunidades.

    Somando a isto, a Apeme mantém, tradicionalmente, um cadastro de currículos disponibilizado às empresas associadas que estão em fase de contratação. O banco é on-line e tem atualização permanente. Qualquer pessoa pode enviar de forma gratuita seu currículo através do site da Apeme (www.apeme.com.br).

    No encontro, o Grupo de Trabalho sobre Mão de Obra debateu ainda a possibilidade de novos serviços e ações para o ano de 2026.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato