Notícias

22/03/2024
Voltar

Igual ou desigual

    O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades.

    Não somos todos iguais, mas temos um sonho particular em comum Chamado felicidade! E na busca por este sonho as vezes fazemos escolhas erradas. Umas pessoas dizem que não serão iguais aquelas e, na verdade se tornam desiguais e seres piores do que as ditas iguais

    Muitas vezes acabamos por generalizar as pessoas e achar que todas são iguais, quando na verdade não são, e sim, somos nós que não sabemos enxergar a diferença entre o real e o ilusório. As pessoas costumam dizer: a vida e complicada!

    “A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade. O mais são desvarios da inveja, do orgulho ou da loucura. Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real. Os apetites humanos conceberam inverter a norma universal da criação, pretendendo, não dar a cada um, na razão do que vale, mas atribuir o mesmo a todos, como se todos se equivalessem” (Rui Barbosa, Oração aos moços).

    Mas vamos lá. Das leituras sóbrias da madrugada: “Apenas os loucos e os solitários é que se podem dar ao luxo de serem eles próprios. Os solitários não têm ninguém para agradar, e os loucos não se importam se agradam ou não”. (Desconhecido. Nota: A citação é atribuída a Charles Bukowski, mas não há fontes que confirmem essa autoria).


Compartilhe:

Postado por:

Flavio Green Koff

Flavio Green Koff

Flávio Green Koff é Advogado, Pós-Graduação Lato Sensu em Gerente de Cidade – “City Manager”, pela Fundação Armando Álvares Penteado, concluída em novembro de 2002.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato