Notícias

20/03/2024
Voltar

Modelo Vidros celebra 30 anos com expansão fabril e abertura de novos mercados

A mudança triplicará a capacidade produtiva, aumentará o quadro de funcionários e também possibilitará a inserção de novos produtos no portfólio da marca

    A indústria gaúcha Modelo Vidros celebra 30 anos de história neste mês de março focada em se tornar a maior beneficiadora de vidros do Sul do país. Por isso, completa três décadas de trajetória em meio à finalização da construção da nova sede da marca, que terá um espaço três vezes maior que o atual, com 23 mil metros quadrados. A mudança triplicará a capacidade produtiva, aumentará o quadro de funcionários e também possibilitará a inserção de novos produtos no portfólio da marca. Para marcar o aniversário, a empresa também projeta ações que envolvam ainda mais a marca à comunidade de Garibaldi, cidade onde a Modelo está inserida.

    Comandada pelos empresários Leonir e Neiva Nicaretta, a Modelo Vidros surgiu após a dupla trabalhar por anos na área comercial e notar a possibilidade da criação de um empreendimento voltado ao mercado de vidros na Serra Gaúcha. Uma pesquisa de mercado informal confirmou o espaço para este nicho na região e, com muita estratégia e estudo, a empresa iniciou os trabalhos em março de 1994. A primeira sala comercial da Modelo Vidros tinha pouco mais de 112 metros quadrados, onde atuava apenas um colaborador. Muito empenho e dedicação contribuíram para que, apenas dois anos depois, a Modelo Vidros já tivesse sede própria e uma equipe com seis funcionários.

    “Nós sempre inovamos em serviços e produtos, gostamos de ser pioneiros. Por isso, uma das apostas certeiras que fizemos logo no começo da Modelo foi trazer o policarbonato para o Estado. Este material só era encontrado em capitais como São Paulo. Usado para fazer passarelas, coberturas de jardins e outros espaços, o policarbonato foi muito aceito e potencializou nossas vendas, além de nos apresentar para grandes indústrias da região”, explica Leonir.

    Se o começo da Modelo Vidros incluiu o serviço de venda direta de vidros e a instalação para o cliente final, a alta procura incentivou a empresa a mudar os rumos e focar no mercado de beneficiamento de vidros. Nesta guinada, foi necessário que surgissem outras empresas de venda direta de vidro em Garibaldi para atender a demanda existente. Muitas delas foram fundadas por ex-funcionários, para que pudessem atender o cliente final e, assim, desenvolver o mercado do vidro na região.

    "Nós atendíamos a indústria moveleira e, aos poucos, percebemos que um mercado que estava sedento por bom atendimento e produto de qualidade era o da construção civil. Então, vimos ali um boom de demandas e com um novo foco", descreve o representante comercial Áureo Luis Presotto, que trabalha há 15 anos com a Modelo. "Sempre ouvimos dos clientes que quando eles não querem encontrar nenhum problema com o fornecimento de vidro, eles buscam a Modelo. Se tornou um nome forte e absoluto no atendimento da região”, descreve.

    Hoje com mais de 170 funcionários, a Modelo Vidros projeta para o primeiro semestre a chegada comercial em outros Estados, como Santa Catarina, e a criação de um espaço digital de vendas. Também pretende inserir em seu portfólio a oferta de itens da linha de ferragens - atendendo assim a um pedido dos clientes da empresa. A mudança física da produção da fábrica para o novo espaço deve ocorrer até o fim de março. Os demais setores serão transferidos ao longo de 2024. Com a chegada da nova fábrica, a Modelo projeta aumentar o seu faturamento em 30% neste ano na comparação com 2023. “Quem vivenciou a história da Modelo desde o início e vê a evolução em tecnologias e processos sabe que os próximos passos serão de muita coragem e sucesso. A chegada de novo maquinário importado e a criação de um espaço amplo para nossas equipes trabalharem projetam um crescimento saudável da Modelo para os próximos anos. Nos sentimos privilegiados de estar na empresa em um momento tão especial”, conta o líder de expedição e produção, Joel Schwertner, que está na empresa há quase 20 anos.

Projetos da Modelo ligam empresa à comunidade

    Temas como sustentabilidade e inserção social sempre foram presentes no dia a dia da Modelo Vidros. Por isso, uma série de projetos fez com que a empresa fosse reconhecida pela comunidade como uma marca empregadora parceira do município.

    A iniciativa Dê Vida ao Vidro está entre as desenvolvidas pelo Modelo dentro da temática sustentabilidade - ela atingiu a marca de 20 toneladas de vidro arrecadadas em Garibaldi neste ano. A iniciativa surgiu para promover a consciência socioambiental na comunidade e o volume arrecadado no período comprova a utilidade do projeto. Na prática, a equipe da Modelo Vidros busca mobilizar a comunidade com ações de recolhimento de vidro e disponibiliza pontos fixos para o descarte correto desse material. As 20 toneladas de vidro arrecadadas no projeto foram encaminhadas para a Vidrofix, empresa gaúcha transportadora de resíduos de vidro.

    “Participamos ainda do projeto ‘Reciclar é fazer mágica’, onde disponibilizamos aos nossos colaboradores um ponto para descarte de garrafas pet. Essas garrafas são destinadas para uma escola do município de Garibaldi, que faz toda a separação do material e destina para reciclagem correta. Assim, a escola consegue uma verba para investir em melhorias”, explica a diretora da Modelo Vidros, Neiva Nicaretta. O projeto é idealizado pela empresa de plásticos Bella Forma e tem o apoio da Modelo. Além disso, a nova unidade da Modelo Vidros terá o reaproveitamento de 100% da água utilizada nos processos fabris.

    Neiva também capitaneia o projeto Mulher Modelo, que valoriza o protagonismo feminino em ações sociais e de humanidade, além de colocar em evidência as histórias de mulheres que se destacam na Serra Gaúcha. Na prática, a marca convida mulheres indicadas por moradores da cidade para terem sua trajetória registrada. As ações sociais desenvolvidas por estas personagens são, muitas vezes, quase que anônimas. Mas com os holofotes do projeto, se tornam devidamente reconhecidas pelo esforço e talento dedicado às causas.

Sobre a Modelo Vidros

    A Modelo Vidros tem sede em Garibaldi, na Serra Gaúcha, e conta com uma equipe de 170 profissionais. A empresa atua no ramo de beneficiamento de vidros para construção civil. Os produtos e soluções da Modelo Vidros são fornecidos para empreendimentos em todo o Rio Grande do Sul. A marca iniciou suas atividades em 1994 e completará 30 anos de história em 2024.

 

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato