Notícias

22/03/2024
Voltar

Monte Belo do Sul prepara 12ª edição do Polentaço para o mês de maio

Evento que celebra a cultura local por meio da valorização da polenta é um convite para degustar esse patrimônio imaterial da região de forma única e original

    Autêntico pela originalidade de sua concepção e único pela combinação de atrativos em torno de um dos pratos mais típicos da herança gastronômica deixada pela imigração italiana na Serra gaúcha, o Polentaço de Monte Belo do Sul tem sua 12ª edição confirmada para os dias 17, 18 e 19 de maio desse ano. Junto à 10ª Festa do Agricultor, que celebra o trabalho dos produtores rurais do município, o evento é uma reverência à polenta como forma de valorização ao legado cultural presente na região.

    O pequeno município de 2,5 mil habitantes vê sextuplicar essa quantidade de pessoas durante a festividade. Somente em 2022, quando a última edição foi realizada, a cidade recebeu mais de 15 mil visitantes em dois dias de programação. Parte desse sucesso se dá devido a duas atrações que se consolidaram como o ponto-forte do evento: o tombo da polenta gigante e a exposição de esculturas feitas a base do alimento.

    Além de ser um patrimônio imaterial da região, a tradicional mistura de farinha de milho, água e sal rende o preparo de mais de uma tonelada e meia da iguaria. Estão previstos dois tombos de 800 quilos – um no sábado e outro no domingo. Logo depois, em porções, o prato é oferecido gratuitamente com molho de carne e queijo ralado para os visitantes – na última edição, foram distribuídas aproximadamente 6,5 mil porções.

    Já na inusitada Exposição de Esculturas de Polenta, considerada a única mostra do gênero no mundo, os visitantes são convidados a apreciar verdadeiras obras de arte feitas pela comunidade, que remetam à história ou a características montebelenses. Em 2022, foram 41 esculturas inscritas. Elas são avaliadas durante os dias de evento e premiadas ao final com os troféus Cagliera D’Oro, D’Argento e di Bronzo, para as três que mais se destacam – além da Cagliera Nera, para a melhor obra feita apenas com polenta.

    Somado a esses atrativos que por si só são sucesso entre os visitantes, ainda é possível degustar o melhor da enogastronomia local, com a exposição e comercialização de produtos de empreendedores do município. Destaque para a área gastronômica, que convida os expositores a preparar diferentes pratos a base do alimento. Além disso, ao longo dos três dias haverá uma programação artístico-cultural gratuita, em um palco montado nos entornos da Praça Padre José Ferlin, bem no coração da cidade, onde ocorre o evento.

    “A consolidação do Polentaço no decorrer dos anos mostra a aceitação do público a um evento que tem como principal objetivo valorizar um prato que muito contribuiu para o sustento das famílias de imigrantes que vieram para a nossa região e que ainda hoje está presente em nossas refeições. O Polentaço não é apenas um tombo ou a distribuição de polenta, é uma verdadeira celebração que remete à história e à cultura local, por isso prezamos tanto pela valorização e realização dele em Monte Belo do Sul”, enfatiza o Secretário de Cultura e Turismo do município, Alvaro Manzoni.

    O Polentaço é um evento realizado pelo Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul desde 1996. A marca, inclusive, é pateteada desde 2007, com vigência até 2027. “Isso garante a manutenção da originalidade da festa edição após edição e valoriza o esforço de toda a comunidade em consolidar e realizar o evento com autenticidade e respeito aos costumes e tradições locais”, complementa.

Serviço

O quê: 12º Polentaço e 10ª Festa do Agricultor

Quando: dias 17, 18 e 19 de maio de 2024

Onde: Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul

Quanto: entrada franca

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato