Notícias

19/05/2023
Voltar

O preço

Toda a mata, todo o campo, todo o mundo… Pássaro silvestre pode levantar voos de um galho e pousar no galho que escolher, no mato que ele quiser. Ele pode fazer seu ninho em qualquer árvore e seus filhotes nascerão com a mesma liberdade… Já o pássaro domesticado ou de cativeiro, vive uma outra realidade. Suas asas alçam voos curtos de um poleiro ao outro. Sua gaiola possui paredes que o limitam e que impedem de fazer escolhas mais audaciosas, e seu ninho tem o lugar pré-definido pelo seu dono, onde seus filhotes nascerão presos na mesma realidade

Parece uma dura desigualdade a diferença entre a liberdade e a prisão. E qualquer um de nós se coloca em intenção de libertar o pássaro preso. Liberdade não é negociável, muito menos quando se trata de animais.

Tem uma música de Antônio Gringo chamada Cativeiros, que num trecho diz:

Não tem preço, a liberdade não tem dono,

só quem é livre sente prazer em cantar

se um passarinho canta mais quando está preso

é no desejo de um espaço pra voar”

O mundo inteiro ao dispor de sua jornada, e o pássaro silvestre precisa encontrar um lugar seguro para seu ninho; precisa encontrar o alimento para si e para seus filhotes; precisa buscar proteção contra as intempéries e contra seus predadores, ao passo que na gaiola o pássaro silvestre tem sua água, comida e seu ninho. Está protegido na prisão e o preço disso é a sua liberdade.

Não há aqui nenhum propósito de defender uma ou outra realidade, mas de buscar um olhar de entendimento de que tudo o que possuímos tem a ser pago. A comida fácil, a segurança neste caso, é paga com a falta de liberdade, ao passo que a liberdade do pássaro silvestre é pago com a luta de cada dia.

Nada vem de graça e o que precisamos é saber até onde queremos chegar e até quanto estamos dispostos a pagar. Qual é o preço da liberdade?

Creio que quando nos custa os sonhos é porque o preço pago está caro demais para tão pouco. Nada pode custar mais caro do que os sonhos e a esperança de alguém.


Compartilhe:

Postado por:

Jácson Lusa

Jácson Lusa

Tradicionalista, poeta, pesquisador, comunicador de rádio e cursando bacharelado em adm. de empresas.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato