Notícias

04/11/2022
Voltar

Para reduzir custo de manutenção, Prefeitura inicia troca de postes das ruas Buarque de Macedo e Júlio de Castilhos

Postes substituídos haviam sido importados da China, o que dificulta a oferta de peças de reposição

A Prefeitura de Garibaldi começou a instalação de 40 novos postes no Centro Histórico. Os equipamentos, do modelo republicano, serão colocados nas ruas Buarque de Macedo e Júlio de Castilhos. O objetivo é reduzir o custo de manutenção, além de padronizar e preservar o mobiliário urbano da região.

A mudança estava sendo estudada pela Prefeitura desde o início da administração, em função de alguns postes terem pegado fogo e outros terem sofrido desgastes pela ação do tempo e interferências climáticas, apresentando infiltrações, e estando amassados e/ou descascados. Além disso, a falta de peças para substituição, engessou ainda mais as alternativas do Poder Público.

Isso porque os postes da rua Buarque de Macedo, instalados em 2015, foram importados da China. Nos últimos meses, a empresa não foi localizada novamente para a aquisição de itens de reposição.

Já os postes da rua Júlio de Castilhos foram instalados em 2020 e adquiridos de uma empresa da região. No entanto, essa empresa também não comercializa peças.

“São postes que demandam frequente manutenção, seja pela ação do tempo, por atos de vandalismo ou por acidentes envolvendo veículos. Se fôssemos comprar postes novos cada vez que ocorre um problema, pagaríamos mais caro e estaríamos fugindo do padrão arquitetônico. Além de economizar recursos financeiros, a nossa ação garante o embelezamento da cidade”, explica a secretária de Turismo e Cultura, Ana Pauline Mombach.

Para evitar futuros contratempos, três postes extras foram adquiridos para ficarem como reserva, caso algum dano severo ocorra em uma das estruturas. Além disso, a licitação feita pela prefeitura prevê que a empresa, pelos próximos 15 anos, garanta a manutenção das luminárias, bem como a oferta das demais peças de reposição. A vencedora da licitação também irá manter os moldes dos postes para futuras intervenções.

Os 43 postes foram adquiridos por R$ 5.395,00 cada (os anteriores chegavam a custar mais de R$ 18 mil cada um), e são feitos de alumínio fundido, não sofrendo corrosão e sendo mais resistentes a água.

As novas luminárias são da cor preta. “Procuramos enfatizar nesta troca a importância dos prédios históricos, valorizando cada vez mais o que o Centro Histórico tem de melhor”, acrescentou Ana Pauline.

 

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato