Notícias

29/09/2022
Voltar

Prefeito de Garibaldi apresenta balanço dos quatro meses de governo

Sérgio Chesini anunciou avanços em áreas prioritárias para a cidade como saúde, educação, infraestrutura e turismo

O balanço dos quatro primeiros meses de governo Sérgio Chesini foi apresentado à imprensa pelo prefeito de Garibaldi, nesta quarta-feira (28), em seu gabinete. Melhorias e investimentos em saúde, educação, infraestrutura e turismo foram os destaques da manifestação do prefeito. “Esse é o ano da retomada. Assumimos com a missão de fortalecer a economia e desenvolver nossa Garibaldi, com muito trabalho e responsabilidade, e estamos atuando para isso”, disse Chesini.

Na saúde, o prefeito destacou a ação do município no combate à pandemia de Covid-19. “Garibaldi tem sido modelo de aplicação de vacinas, com mais de 80 mil doses aplicadas na população”, contabilizou. Citou também a nova farmácia municipal e a farmácia solidária, que já arrecadou mais de 62 mil unidades de medicamentos.

Na educação, lembrou que Garibaldi está entre os municípios gaúchos que aderiram ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, com a EMEF Attílio Tosin.

O programa é uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, em parceria com o Secretaria da Educação do estado, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos monitores cívico-militares. Ainda sobre os avanços na área, falou sobre a ampliação de vagas na educação infantil, a implementação de internet nas escolas da rede pública municipal, o transporte universitário para todos e a adequação da merenda escolar com os termos da resolução do FNDE nº 06/2022.

Na infraestrutura, o prefeito frisou as obras que facilitarão o acesso dos visitantes à Festa Nacional do Espumante (Fenachamp), que acontece de 6 a 30 de outubro, com a expectativa de reunir mais de 100 mil pessoas. Destaque para a pavimentação da rua Parque Fenachamp, qualificando a mobilidade dos turistas esperados para o maior evento do município.

“Esse é mais um empreendimento que trará melhorias nas condições de trafegabilidade da via em uma região importante para a cidade. Ficará à altura da nossa festa máxima, a Fenachamp!”, relatou o prefeito. Chesini lembrou ainda que a prefeitura adquiriu 22 hectares de terra junto ao Parque da Fenachamp, além da ampliação do pátio da entrada do Centro de Informações Turísticas, medidas que também facilitarão o acesso no local.

O Prefeito ressaltou a obra da Rua Irmão José Sion - muito esperada pela comunidade garibaldense - que trouxe várias melhorias no local como a instalação de passeio público (calçada) de 2,5 metros no lado da rua que em que não havia passeio, construção de um muro de contenção e alargamento da pista, que antes media 5 metros e agora ficou com 10,5 metros. A obra será inaugurada em outubro, mês do Município.

Na segurança, destaque para o aumento de efetivo da Brigada Militar e a aquisição de uma nova ambulância para os Bombeiros Voluntários de Garibaldi. “Queremos que os garibaldenses se sintam tranquilos e seguros em viver na nossa cidade”, relatou.

Durante a apresentação, Chesini também falou sobre a criação da Secretaria Municipal de Inovação e Empreendedorismo. Entre as iniciativas da pasta, estão a plataforma de atendimentos ao Microempreendedor Individual (MEIs), incentivando a abertura de novos negócios, a desburocratização na concessão de alvarás, bem como o estímulo ao Distrito Industrial do município. “Recentemente, também anunciamos a instalação de uma empresa que transformará lixo em energia. Cedemos uma área de 1,4 mil metros quadrados para que os resíduos sólidos recolhidos na cidade sejam transformados em energia e madeira biossintética”, disse.

Por fim, Chesini falou sobre a importância do turismo para o desenvolvimento da cidade e, além da Fenachamp, enfatizou outros eventos de destaque ao longo do ano, como o Festival Colonial e o Garibaldi Vintage. Esse último, retomado após dois anos de pandemia, com a primeira edição em abril e a segunda edição prevista para novembro. “Não poderíamos deixar de citar o Festival do Grostoli, que reuniu milhares de garibaldenses em torno de uma iguaria tão típica e significativa para a nossa cidade, produzida pelas nossas nonas. O Festival foi um sucesso já em sua primeira edição”, destacou.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato