Notícias

19/05/2023
Voltar

Santo Ivo

No atual momento de tantas incertezas, principalmente, no que se refere a segurança jurídica, salutar os ensinamentos de Santo Ivo, data que hoje se comemora, sendo Ele o Padroeiro dos Advogados.

Como era homem temente a Deus, Santo Ivo nos ensina que é a Deus a quem primeiro o advogado deve pedir ajuda em suas demandas, posto que é Ele o primeiro protetor da Justiça, cuja busca requer um exame de consciência, que deve levar o advogado a rejeitar causas que lhe causem desconforto.

Orientava o Santo que a atenção máxima não significa buscar o sucesso na causa a qualquer preço, ao listar, no quarto item de seu decálogo, que “nenhum advogado deve utilizar, no patrocínio dos casos que lhe são confiados, meios ilícitos ou injustos”. Vejamos a grandeza dessa afirmativa: a justiça não se pode fazer por meios injustos. Essa premissa, posta no século XI da era cristã, é uma ideia muito poderosa, porque está presente até hoje entre nós: uma prova obtida ilegalmente não é senão ilegalidade e ato de injustiça.

Tais ensinamentos abraçam a todos nós seres sociais, porque, intrínseco está, também para tantos quantos trabalhem escorados em princípios de fé, justiça, ética, bom senso, responsabilidade, solidariedade, amor ao próximo e respeito aos direitos dos outros.

Sem dúvida alguma, a solidariedade traz felicidade para quem a pratica e para quem recebe: “Eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor”. (Madre Teresa de Calcutá).

Não doe por pena, doe por saber que o que não te faz mais feliz pode alegrar a vida de alguém, pois, um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores.

Das leituras da madrugada: “Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se”. (Johnny Welch).


Compartilhe:

Postado por:

Flavio Green Koff

Flavio Green Koff

Flávio Green Koff é Advogado, Pós-Graduação Lato Sensu em Gerente de Cidade – “City Manager”, pela Fundação Armando Álvares Penteado, concluída em novembro de 2002.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato