Notícias

22/11/2022
Voltar

Secretaria da Saúde intensifica os trabalhos de conscientização contra a dengue

Com a chegada do verão, há tendência de surgirem casos de dengue devido ao aumento de focos do mosquito Aedes aegypt. A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria da Saúde, está realizando trabalho para conscientização e sensibilização das pessoas.

A conscientização visa as equipes de saúde do Município, com capacitação e manejo clínico, e a população em geral, com distribuição de material educativo e informativo sobre prevenção e sintomas da doença.

Além disso, a Secretaria tem trabalhado a conscientização nas escolas, pois as crianças podem ajudar, eliminando focos de mosquito em casa e no bairro onde moram, e sensibilizando os pais e os vizinhos para as medidas educativas.

Até agora, no ano de 2022, trinta casos suspeitos de dengue foram notificados, sendo três deles confirmados, e não houve nenhum óbito pela doença. Foram vistoriados mais de 12 mil imóveis e 30% das amostras coletadas testaram positivas de presença de larvas ou mosquitos Aedes.

De acordo com a médica infectologista da vigilância epidemiológica de Garibaldi, Dra. Luciana Azevedo Callefi, o combate à dengue é de extrema importância devido à gravidade da doença, e o trabalho é responsabilidade de todos. “A dengue é uma doença séria e que pode ser letal, mas pode ser prevenida com medidas de saneamento básico”, diz.

Nas Unidades Básicas de Saúde do Município (UBSs) estão sendo distribuídos panfletos informativos sobre os sintomas de dengue e os meios de prevenção, observe abaixo algumas medidas importantes:

Medidas de prevenção:

A melhor forma de prevenir da dengue é evitar focos do mosquito, eliminando reservatórios com água parada:

- Retire os pratos dos vasos de plantas ou coloque areia até a borda dos pratos para evitar o acúmulo de água;

- Livre-se de objetos que acumulam água;

- Armazene as garrafas vazias, baldes e vasos com o gargalo para baixo;

- Mantenha as caixas d’água, poços, barris e lixeiras bem vedados;

- Mantenha as calhas desobstruídas e livres de folhas e galhos;

- Trate piscinas com cloro;

- Tenha cuidado com o lixo (amarre bem as sacolas, e deposite-as corretamente em lixeiras);

Além dessas medidas de prevenção, é possível adotar medidas de proteção individual como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas, e a preferência por roupas de mangas compridas.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato