Notícias

02/03/2024
Voltar

Tramontina quer ampliar presença na América Latina em 2024

Marca está entre as 20 mais influentes do território segundo pesquisa global WPP-BAV

    Há 55 anos, a Tramontina realizava sua primeira exportação para o Chile. Desde então, novas rotas foram traçadas, permitindo que hoje a brasileira envie seus mais de 22 mil itens, todos com marca própria, para mais de 120 países. As trocas com o mercado externo são peças-chave nos resultados da companhia, contribuindo com 20% do faturamento do grupo em 2023, em linha com o desempenho dos últimos dois anos.

    Os países latino-americanos estão no topo da lista e representaram 50%, ou seja, metade do volume de vendas ao exterior da Tramontina no último ano. A América do Sul responde por 30%, seguido de México (13%) e América Central + Caribe (7%). Entre os principais produtos, por categoria e na ordem, estão facas, panelas e talheres. A empresa mantém na região equipes especializadas de vendas e marketing, além de estruturas próprias no Uruguai, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Panamá e México. Conta ainda com lojas próprias – as chamadas T stores no Chile, Peru, Colômbia e Bolívia.

    Os esforços na região são reconhecidos pelo mercado e público consumidor conforme estudo global do grupo de mídia WPP-BAV – Understanding Brands for 30 years, que identificou a Tramontina como uma das 20 marcas mais influentes na América Latina. O objetivo era constatar quais marcas influenciam em como as pessoas pensam, se comportam e vivem. Aquelas com capacidade de informar e mudar as expectativas dos consumidores em seu ambiente competitivo e além.

    Segundo Eduardo Scomazzon, Presidente do Conselho de Administração da Tramontina, a pesquisa reconhece um trabalho desenvolvido pelo grupo que há mais de 50 anos atua neste território. “O reconhecimento mostra que estamos no caminho certo ao atender o consumidor latino-americano levando em consideração fatores importantes da nossa marca como inovação, propósito, conveniência e confiança”, complementa Scomazzon.

    Investimentos estão programados para o próximo biênio a fim de fortalecer a posição do grupo nestes mercados, entre eles a inauguração de lojas T store físicas no Uruguai, Equador e Panamá em 2024, o lançamento de e-commerces no Equador e Panamá, além da renovação dos já ativos no México, Colômbia, Peru e Chile, que serão migrados para a empresa americana de software, Salesforce. Investimentos na ampliação da estrutura logística no Chile, Peru e Colômbia também para os próximos anos.

    A 30ª edição da pesquisa da WPP-BAV foi divulgada em Nova York, durante a NRF’s Retail Big Show, a maior feira de varejo do mundo, e levou em conta nove elementos-chave das marcas mais influentes: Inovação, Confiança, Performance, Status, Propósito, Autenticidade, Conveniência, Contemporaneidade e Alegria. Foram envolvidas mais de 60.000 diferentes marcas com mais de 416.000 respondentes em 50 países e gerou mais de 15 bilhões de dados analisados.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato