Notícias

01/08/2025
Voltar

A força da fé em nossas vidas

    Nascemos para realizar o melhor. Para isso, é possível nos defrontemos com embaraços naturais ao próprio burilamento, como a criança que se atrapalha, naturalmente, com os exercícios da escola.

     A encarnação, nesse mundo de provas e expiações, é cheia de reveses, dores, decepções e sofrimentos. Não é fácil transpô-la sem a fé. Quando não a temos tudo fica mais difícil, ficando muito mais fácil a nossa queda moral. Aqui um chamado para o desvio nos momentos de dificuldades financeiras, ali a atração ao vício moral, devido ao descontrole dos desejos. Em tudo e a todo momento precisamos ter uma fé robusta que nos sustente contra todas as adversidades. Devemos confiar incondicionalmente na Providência, entendendo que o que nos acontece e acomete é justo e necessário para nosso crescimento, pois a felicidade que tanto almejamos requer depuração de todo o mal amealhado nas existências anteriores. A fé é um dom, que ajuda as pessoas a passarem pelos momentos difíceis e pelas circunstâncias penosas, que sempre ocorrem na vida, quando menos se espera. Muitas vezes as decisões são encorajadas pelo fato de se ter fé, esperança e acreditar em algo, fazendo assim, com que se tenha a motivação de sempre seguir em frente. Ter fé não é algo que pode ser feito do dia para a noite, ter fé é uma escolha em primeiro lugar. É um processo em que você alimenta sua alma com coragem, confiança e a certeza de que o auxílio chegará. O desenvolvimento da fé se dá pelo desenvolvimento da experiência com o sagrado, com o divino.

    Onde estivermos, utilizemos todas as oportunidades para semear o bem, encorajados pela força da fé. Se a conversa gira em torno de uma pessoa, destacamos-lhe as virtudes, recordando que todos ainda nos encontramos muito longe da perfeição. Se o assunto descamba para comentários maliciosos, à cerca de certos acontecimentos, procuremos, discretamente, imprimir um novo rumo ao diálogo. Onde estivermos, não permitamos que o mal conte com o nosso apoio para se propagar. Se muitos falam em tom de pessimismo sobre os problemas que afligem a Humanidade, demonstremos a nossa confiança no futuro, recordando aos interlocutores que nada acontece sem a permissão de Deus. Onde estivermos, lembremos de que o bem necessita de cada um de nós como instrumento para manifestar-se. No livro de Francisco Xavier e Carlos Baccelli, “Confia e Serve”, o espírito Irmão José nos diz: “Haja o que houver e esteja como estiveres, não te precipites em tuas decisões, de vez que é nas horas mais difíceis que tens a oportunidade de provar a ti mesmo, o valor da própria fé.”

     A certeza é que Deus é misericordioso e não abandona nenhum de seus filhos, mas é preciso esforço, coragem e fé para suportar as vicissitudes da vida. Lembremos que Jesus ampara sempre aqueles que têm fé.


Compartilhe:

Postado por:

Samira José Turconi

Samira José Turconi

Samira José Turconi é bioquímica, sócia-fundadora da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha, do Centro Espírita Allan Kardec e expositora da Doutrina Espírita.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato