Notícias

17/11/2023
Voltar

A República Brasileira

     A Pátria é o território e o reflexo do homem – o conjunto de elementos que identificam o ser humano com sua terra natal, seus costumes, seus símbolos e seus ancestrais. Nosso amado país nos merece todo empenho para seu crescimento. O mal somente será eliminado da nossa nação, quando o exemplo dos bons prevalecer, quando constituirmos a soma maior da população. Na conjuntura atual, a nossa pátria padece da sistemática desagregação dos valores ético-morais, políticos e emocionais, os mesmos que abalam o mundo, mas esses transitórios violadores do dever passarão, enquanto persistirá a destinação histórica, Pátria do porvir! Nessa tarefa abençoada de espiritualização do homem, o Brasil caminha na vanguarda, em cuja intimidade fez nascer Espíritos de várias culturas, de várias nações, construindo uma nação heterogênea, fortalecida na paz e na simplicidade dos benfeitores espirituais, aguardavam o momento para estabelecer a verdadeira missão do Brasil: Coração do Mundo, Pátria do Evangelho. A nação brasileira, muito rica em valores naturais, será o celeiro de recursos para os povos mais pobres do planeta e já é um celeiro imenso de riquezas espirituais. Através da revelação espírita que esclarece o ser humano sobre a sua origem, a sua natureza, o seu destino e o verdadeiro sentido da vida, afirmando que Deus existe, que o homem é constituído de corpo perecível e de espírito imortal. Importante que tomemos consciência de que o Brasil melhor somente se constituirá a partir das consciências individuais esclarecidas e operantes. Não podemos almejar que a corrupção desapareça do meio público, se em nosso lar, no relacionamento interpessoal agimos como corruptos. Temos respeitado as leis ou ainda somos dos discípulos do jeitinho brasileiro? O Brasil é o retrato dos que o compõem. Feliz ou infeliz, nobre ou vil, é a soma dos indivíduos que nele se nutrem.

     Honrados com a chance de habitar um país tropical, cabe-nos o dever inadiável de realizar o melhor, por mínima parcela de gratidão que seja. Consideremos o valor espiritual do nosso grande destino. Engrandeçamos a Pátria no cumprimento do dever pela ordem e traduzamos a nossa dedicação mediante o trabalho honesto de sua grandeza! Peçamos a Deus que inspire os homens públicos, atualmente no leme da Pátria do Cruzeiro do Sul, e que, nesta hora amarga em que se verifica a inversão de quase todos os valores morais, no seio das oficinas humanas, saibam eles colocar muito alto a magnitude de seus principais deveres, de acordo como fizeram aqueles que trouxeram a República para este solo varonil. Sejamos os primeiros a demonstrar nosso verdadeiro amor a esta terra. Tenhamos orgulho em sermos brasileiros. Produzamos trabalho no bem coletivo! Demonstremos o amor à terra que nos é dada para nosso progresso espiritual e assim retornaremos à Pátria espiritual com a imensa alegria da tarefa cumprida.


Compartilhe:

Postado por:

Samira José Turconi

Samira José Turconi

Samira José Turconi é bioquímica, sócia-fundadora da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha, do Centro Espírita Allan Kardec e expositora da Doutrina Espírita.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato