Notícias

10/07/2025
Voltar

Comandante Nádia – Vereadora de Porto Alegre - visita Prefeito Sérgio

Parlamentar esteve em Garibaldi a convite do PL municipal

        A Vereadora de Porto Alegre – Comandante Nádia (PL), esteve na última quarta-feira, 09, em visita ao Prefeito Sérgio Chesini, acompanhada pelo Presidente do PL municipal, Valério Mayer.

        Recebida no Gabinete que contou também com o secretariado municipal, a parlamentar trocou informações com o executivo de Garibaldi, especialmente sobre a área de segurança pública onde tem vasto conhecimento profissional e está acompanhando as mudanças que estão sendo implementadas e conflitos de responsabilidade entre os ente federados (Município – Estado e Federação), quando se discute a instituição de Guardas Municipais que – nas informações da parlamentar - não deve ser feito pelo município que acabará perdendo investimentos do estado com mais policiais da Brigada.

        A Comandante Nádia, na verdade é Nádia Rodrigues Silveira Gerhard. Foi professora, Tenente Coronel da Brigada Militar e, agora, atua na política com cadeira na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre.

Natural de Porto Alegre, tem 49 anos, filha única de sargento da Brigada Militar e de professora estadual, é casada e mãe de três meninos. Formada em Letras, já foi professora, com especialização em psicologia escolar pela PUCRS. Teve uma trajetória profissional pioneira na instituição, a qual ingressou em 1989 e atuou por 27 anos, na linha de frente do policiamento ostensivo.

        No ano de 2007, no posto de Major, foi a primeira mulher designada para comandar um batalhão de Polícia Militar no Estado do Rio Grande do Sul, assumiu então, o 40º BPM, sediado em Estrela, e com responsabilidade administrativa e operacional em 11 municípios do Vale do Taquari. Em 2012, repetiu o ineditismo, comandando por três anos na Capital, já como Tenente-Coronel, o 19º BPM, com atuação em toda a Zona Leste de Porto Alegre.

        Nesse mesmo ano, implementou e coordenou a Patrulha Maria da Penha no Rio Grande do Sul, projeto ousado e pioneiro em âmbito nacional, onde pela primeira vez na história a Polícia Militar teve como objetivo fazer cumprir as medidas protetivas de urgência, protegendo as mulheres vítimas de violência doméstica.

        Sobre o tema palestrou em vários estados brasileiros e no exterior, em cidades como Quito, no Equador, e em Washington, nos Estados Unidos, fomentando a reprodução do projeto em diversas Polícias Militares. Nos primeiros dois anos de atuação, o trabalho das Patrulhas Maria da Penha garantiu um prêmio, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, BIRD, em Washington, capital dos Estados Unidos.

        Em 2013, recebeu o prêmio Troféu Guri, homenagem feita anualmente a 10 personalidades que levaram o nome do nosso Estado além das fronteiras do RS. Atuou como vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, do Conselho Deliberativo do Programa de Proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas de morte. É autora do Livro “Patrulha Maria da Penha, o impacto da ação da Polícia Militar no enfrentamento da violência doméstica”. Em 2015, como Diretora de Justiça na Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, foi responsável pela elaboração e publicação do Plano Decenal de Medidas Socioeducativas do Estado.

        Em 2016 a Comandante Nádia, elegeu-se vereadora na Capital dos Gaúchos. Como parlamentar, tem dedicado o mandato a ações voltadas em especial à Segurança Pública e à defesa dos direitos da mulher, e propôs diversas ações nesta linha. Também foi eleita procuradora Especial da Mulher na Câmara de Vereadores, e é a vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (CEDECONDH).


Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato