Notícias

08/03/2024
Voltar

Garibaldi, a violência que bate em nossa porta

    Você tá ligado? Esse termo, usado quase como uma pausa, me faz questionar se realmente estamos conscientes do que ocorre ao nosso redor. A canção diz: "Se há uma crise lá fora, não fui eu que fiz." No entanto, os conflitos, mesmo distantes, nos afetam profundamente. Não podemos permanecer indiferentes diante da violência, seja ela institucionalizada por países ou decorrente da ausência do Estado em comunidades vulneráveis. O que ocorre ao nosso redor nos afeta sim. Garibaldi vive a década mais violenta de sua história. É um fato inegável que nossa Cidade não é mais a mesma no quesito “sossego”. Esse problema deve ser analisado e enfrentado sem a arrogância das disputas políticas, pois ontem foi o filho de alguém, amanhã poderá ser o meu, ou o seu, caro leitor e leitora.

    Neste cenário, uma linha divisória nítida separa cidadãos de primeira e segunda classe. Quando o absurdo explode na periferia, parece distante, contido em seus próprios limites. Mas quando o caos se instaura nas principais vias das grandes cidades, ou nos locais que até então eram “seguros”, o alerta soa alto, clamando por ações urgentes.

    Somos seletivos na percepção, sem notar como a violência se espalha velozmente, como pólvora ao vento, até alcançar os mais diversos recantos de nossas frágeis cidades. Eventualmente, percebemos que, no fim das contas, não haverá salvação sem um fim à desigualdade.

    Conectar-se à fonte do conhecimento e distribuí-lo como uma energia renovadora pode mudar o mundo. Contudo, a iniciativa necessária para impulsionar políticas públicas não depende apenas da boa vontade dos governantes, que percebemos serem inócuas em alguns casos, mas de uma sociedade atenta e consciente, capaz de mobilizar-se para fazer toda a diferença. A força está com o povo.


Compartilhe:

Postado por:

Diego Cettolin

Diego Cettolin

Diego Cettolin é Administrador de empresas, Pós-Graduado em marketing e acadêmico em Direito.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato