Notícias
Garibaldi apresenta espumante para as comemorações dos 150 anos da imigração italiana
Em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, Garibaldi, reconhecida como a Capital Nacional do Espumante, apresentou na última quinta-feira (10) ao cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, a proposta de um espumante comemorativo como bebida oficial das celebrações no Estado.
A ficha técnica do espumante foi elaborada em parceria pela Associação dos Vitivinicultores de Garibaldi (Aviga) e por professores da escola de enologia mais antiga do mundo, o Istituto Statale di Istruzione Secondaria Superiore G. B. Cerletti, de Conegliano. As duas cidades são unidas por um gemellaggio formal, que reconhece oficialmente sua condição de cidades-irmãs.
A produção da bebida ficou a cargo da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Elaborado com uvas italianas trazidas pelos primeiros imigrantes, das variedades Trebbiano e Malvasia, o espumante representa um resgate das origens. “Este espumante é um presente simbólico, que expressa o nosso reconhecimento ao legado deixado pelos nossos antepassados e o orgulho que temos da nossa tradição vitivinícola”, destacou o prefeito Sérgio Chesini.
A proposta foi recebida com entusiasmo pela representação italiana. “Este projeto é a expressão concreta da amizade entre dois povos. Garibaldi e Conegliano compartilham raízes profundas, e esta iniciativa fortalece ainda mais nossos laços históricos, culturais e afetivos”, afirmou o cônsul Valerio Caruso.
A reunião também contou com a presença do deputado estadual Guilherme Pasin, presidente da Frente Parlamentar Brasil–Itália na Assembleia Legislativa. “A cultura italiana está enraizada na história do nosso Estado, e me orgulho de fazer parte de iniciativas que reforçam a identidade, o pertencimento e o potencial econômico da nossa vitivinicultura”, declarou o parlamentar.
A proposta será agora encaminhada aos demais órgãos envolvidos na programação oficial dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, com previsão de lançamento do espumante em agosto.