Notícias
Garibaldi integra a Rota dos Capitéis com valorização ao turismo religioso e cultural
Garibaldi está entre as dez cidades que participam do projeto Rota dos Capitéis – Caminhos da Imigração e da Fé, lançado oficialmente ontem (06), em Monte Belo do Sul. A iniciativa, que celebra os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, reúne os municípios da Serra Gaúcha e do Vale do Taquari, destacando o rico patrimônio religioso, histórico e cultural da região.
Idealizada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), a rota contempla capitéis, capelas, igrejas e grutas, com percursos que podem ser feitos a pé, de bicicleta ou veículo. A Rota dos Capitéis promove o turismo sustentável, a fé e a valorização das comunidades do interior.
Rotas de Garibaldi
Garibaldi contribui com três rotas já mapeadas e sinalizadas, somando ao todo mais de 40 pontos de interesse religioso, distribuídos entre áreas urbanas e rurais do município:
ROTA 1 – Saída: Capela Santo Alexandre
Composta por 12 pontos, sendo 6 capelas e 6 capitéis;
Capela Santo Alexandre, Capela de São José Capitel de São Cristovão, Capela de São Caetano – Presidente Soares, Capitel Santo Antônio, Capitel Nossa Senhora do Caravaggio, Capela Ceseta, Capela Nossa Senhora da Anunciação, Capela São Jorge, Capitel Santo Antônio, Capitel Nossa Senhora dos Aflitos e Capitel Santo Antônio.
ROTA 2 – Saída: Praça Loureiro da Silva
Inclui 14 pontos com 6 capelas, 5 capitéis, 1 igreja, 1 ermida e 1 gruta;
Igreja Matriz São Pedro, Capitel São Francisco de Assis, Capela dos Frades, Capela Ermida Nossa Senhora de Fátima, Capela São Roque, Capela São José, Capitel Nossa Senhora de Lourdes, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Capitel Santo Antônio, Capela São Pedro, Capitel Santo Antônio, Capela São Gabriel, Capitel Santa Ana e Capela São Luiz.
ROTA 3 – Saída: Praça Loureiro da Silva
É a mais extensa das três, reunindo mais de 20 pontos de visitação;
Capitel Santo Antônio, Capela Nossa Senhora do Carmo, Capitel Nossa Senhora Imaculada Conceição, Capitel São Brás, Capela São Roque Figueira de Melo, Capitel Nossa Senhora de Lourdes, Capitel Santo Antônio, Capitel Ermida Nossa Senhora Salete, Igreja São Marcos, Capitel Santa Catarina, Capitel Santo Antônio, Capitel de São Cristóvão, Capitel Santo Antônio, Capela São Luiz do Araripe, Capitel Santa Anna, Capela de São Gotardo, Capela São Pantaleão de Costa Real, Capitel Santo Antônio, Capitel Nossa Senhora dos Navegantes, Capela São Francisco Xavier, Capitel Santo Antônio, Capitel Santo Antônio, Capela Santo Antônio e Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
Com infraestrutura de apoio, sinalização adequada e forte identidade visual, a Rota dos Capitéis coloca Garibaldi em destaque no cenário do turismo religioso e cultural do Estado. A iniciativa reforça o compromisso do município com a preservação de sua herança histórica, o estímulo ao turismo de experiência e o desenvolvimento das comunidades locais.
A Secretária Municipal de Turismo e Cultura, Lina Berto Furlanetto, destaca que a Rota dos Capitéis é mais do que um roteiro turístico: “Evidenciar nossos pontos religiosos é resgatar a memória, a fé e as tradições das famílias que, aqui em Garibaldi, construíram a nossa história. Esperamos todos os turistas e visitantes da nossa cidade, e da Serra Gaúcha, para que possam apreciar essas rotas com muita devoção”.
Para mais informações sobre os roteiros, com mapas oficiais das rotas, acesse o site da iniciativa turística: www.rotadoscapiteis.com.br.