Notícias

13/03/2024
Voltar

Marco na Medicina da Serra Gaúcha, primeira cirurgia robótica ocorrerá no Complexo Hospitalar da Unimed Nordeste-RS

Procedimento será realizado no Centro de Cirurgia Robótica próprio da cooperativa médica na tarde do dia 14 de março. Sistema Da Vinci é um dos mais modernos do mundo

    Reafirmar o compromisso da Unimed Nordeste-RS em oferecer, sempre, o melhor em saúde e inovação à Serra Gaúcha é um dos propósitos do Centro de Cirurgia Robótica instalado junto ao Complexo Hospitalar de Caxias do Sul. Dessa forma, a cooperativa médica eleva o padrão de cuidado da saúde disponível à comunidade. A primeira cirurgia robótica da região ocorrerá às 8h do dia 14 de março. O procedimento será realizado em um homem e trata-se de uma herniorrafia inguinal (cirurgia para tratamento de hérnia).

    “A Unimed inaugura seu Centro de Cirurgia Robótica, um projeto inovador, prometendo transformar o futuro dos cuidados cirúrgicos de ponta na Serra Gaúcha, com uma precisão inigualável. Não é só um robô, mas um centro de formação em cirurgia robótica, com uma infraestrutura sem precedentes no país, permitindo capacitar cirurgiões com as mesmas exigências dos melhores serviços do país e do mundo, por meio de uma equipe altamente treinada e de um simulador realístico de última geração. É a Unimed sempre buscando disponibilizar aos seus clientes o que há de melhor na assistência médica”, salienta o presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. André Leite.

    A cirurgia robótica traz consigo uma série de diferenciais que a colocam à frente da cirurgia convencional, seja aberta ou por vídeo, como diminuição dos riscos de complicações e do tempo de recuperação do paciente. Isso é possível pelo fato de a intervenção ser minimamente invasiva, com mínima lesão tecidual, além de proporcionar uma visão ampliada tridimensional e em alta definição, câmera estável guiada pelo cirurgião e melhor ergonomia para o médico.

    No comparativo com a cirurgia por vídeo, por exemplo, a robótica oferece ao médico uma visão full HD 3D, filtro de tremor e maior amplitude de movimento, além de facilitar ao cirurgião o alcance de estruturas que nenhuma outra técnica cirúrgica oferece. O Centro de Cirurgia Robótica da Unimed Nordeste-RS foi projetado para receber o Sistema Cirúrgico Robótico Da Vinci, a quarta geração do robô Da Vinci, um dos mais modernos do mundo, desenvolvido pela empresa norte-americana Intuitive. O investimento robusto da cooperativa médica é de R$ 15 milhões, ao longo de três anos.

    Os equipamentos desembarcaram na Serra Gaúcha no dia 1º de fevereiro. Por meio do Programa de Cirurgia Robótica da Unimed Nordeste-RS, será disponibilizada aos cirurgiões uma sala cirúrgica ampla, com 60m², preparada para atender cirurgias robóticas, localizada no Bloco B do Complexo Hospitalar. Além da sala operatória, os cirurgiões certificados e em certificação terão acesso ao simulador que funciona num auditório de 50m² anexo à sala cirúrgica, de onde também será possível acompanhar procedimentos e realizar reuniões, entre outras atividades.

Inovação e excelência em saúde

    O Programa de Cirurgia Robótica da Unimed Nordeste-RS possibilitará a realização de procedimentos das mais diversas especialidades, como urologia, ginecologia, cirurgia torácica, coloproctologia, cirurgia geral, cirurgia digestiva, cirurgia de cabeça e pescoço, entre outras. Em breve, a cooperativa médica também deverá anunciar a ampliação do Programa de Cirurgia Robótica para as áreas de neurocirurgia e ortopedia/traumatologia, incluindo equipamentos de navegação em 3D.

    Conforme a coordenadora do Centro, Thaís Bordin, para poder operar com a plataforma robótica o cirurgião precisa estar certificado, em cumprimento aos critérios estabelecidos pela Resolução do Conselho Federal de Medicina Nº 2.311/2022 e pelas suas respectivas sociedades médicas. Ou seja, antes de se sentar no console do robô e fazer uma cirurgia, o cirurgião passa por um longo e complexo treinamento, incluindo horas de simulador e aferição de proficiência, além de realizar um número mínimo de cirurgias sob supervisão de um médico instrutor já capacitado, garantindo total eficácia do procedimento e segurança ao paciente.

 

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato