Notícias
Monumento eterniza solidariedade do movimento Unidos por Bento
Iniciativa arrecadou mais de R$ 14 milhões para reconstrução após enchentes de maio
Bento Gonçalves celebrou a inauguração do Monumento à Solidariedade, que homenageia a atuação do movimento Unidos Por Bento na assistência à comunidade após as enchentes que acometeram a região em maio de 2024. A solenidade ocorreu na terça-feira (8), na Praça Achyles Mincarone.
A escultura marca um capítulo importante da história gaúcha, homenageando a mobilização de voluntários, entidades e forças de segurança que, junto ao movimento Unidos por Bento, protagonizaram atos de coragem e empatia durante a maior tragédia climática já vivida pelo estado. O evento reuniu lideranças, comunidade e voluntários.
Durante a cerimônia, o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari, relembrou maio de 2024, quando a iniciativa solidária foi reativada diante da urgência imposta pelas enchentes. "O Unidos por Bento surgiu em 2020 na pandemia, pela necessidade dos leitos de UTI. Já no ano passado, estávamos reunidos no salão da comunidade de Faria Lemos e fizemos muito mais que uma convocação, fizemos um pedido para que as entidades retomassem o movimento tão necessário para atender a comunidade. Foram momentos de muito trabalho, essenciais para auxiliar as pessoas, devolver as condições de vida às famílias e fomentar a reconstrução de nosso interior", destacou Lazzari. O monumento, segundo ele, é um símbolo do que aconteceu em 2024 no Rio Grande do Sul e também homenageia tudo que foi feito através do movimento.
A obra foi idealizada pela artista plástica Karen Poletto Jacobs, que transformou em arte os sentimentos deixados pela tragédia. "Ela representa o rasgo nas montanhas, a cicatriz que o tempo não apaga, mas, acima de tudo, as mãos que ajudaram a reconstruir o que foi perdido", disse Karen.
Importante parceiro da ação, a Sicredi Serrana dobrou os valores arrecadados pelo Unidos por Bento – totalizando mais de R$ 14 milhões, destinados às ações de reconstrução. Presidente da instituição, Marcos Balbinot enfatizou a honra de representar os associados no momento. ''É um prestígio estarmos aqui hoje, representando nossos associados, nossos colaboradores. É uma honra também fazer uso da palavra. A obra traz o comportamento no enfrentamento do que foi passado e quando falamos de solidariedade, de esperança, o monumento expressa muito bem isso. O ser humano carece de símbolos, carece de rituais, de monumentos'', disse.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, reforçou o papel essencial das entidades locais e das forças de segurança, que, em parceira com o poder público, atuaram incansavelmente nos resgates e na reorganização da cidade. "O que Bento Gonçalves fez foi exemplo para todo o país, temos muito orgulho desse trabalho e muita gratidão a todos os envolvidos", disse.
Unidos por Bento
Inicialmente criado em 2020 em resposta à pandemia de COVID-19, o movimento foi reativado em 2024 para auxiliar na reconstrução de Bento Gonçalves após a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul. Por meio da ação, houve o resgate de mais de 1.2 mil pessoas, seja por via aérea ou terrestre, além de obras de desobstrução e corredores humanitários e, também, participação em mais de 10 obras de reconstrução e melhorias de infraestruturas.
O movimento Unidos por Bento é a junção de forças que congrega entidades, capitaneadas pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), entre elas Agas, Aprovale, Ascon Vinhedos, Bento Convention, CDL-BG, Fundaparque, Movergs, OAB, SEGH, Sidmóveis, SIMMME, Simplavi, Sindibento, Sindilojas Regional Bento, Tacchini e Uvibra.