Notícias

15/12/2023
Voltar

O Serviço Público e as consequências das ações para o pagador de impostos

     O serviço público administrativo consiste numa união de poderes para regular e administrar a sociedade. A sociedade, diga-se de passagem, são as pessoas que vivem na comunidade, podendo dividir entre Federação, Estados e Municípios. No nosso caso, moramos no País chamado Brasil, Estado do Rio Grande do Sul e no Município de Garibaldi. Os Governos fazem a gerência dos valores monetários pagos em impostos gerados pelas pessoas que consomem produtos e serviços do País, Estado e Município.
     Zelar pelo dinheiro público é no mínimo uma obrigação do gestor. No caso de um Município, é do Prefeito essa obrigação. Nos cursos de gestão pública e segundo os grandes economistas mundiais, existe uma premissa básica na gerência do recurso municipal: - “em tempos de arrecadação alta, economiza-se para gastar em tempos de crise”.
     Percebemos em Garibaldi uma “torneira aberta”, uma sangria nos cofres públicos sem precedentes. Após inúmeros episódios de compras de móveis e reformas caríssimas nos prédios públicos, o ápice deu-se nos gastos para os festejos natalinos, onde a Prefeitura gastou mais de R$ 1 milhão de reais nas decorações. Como pode tal monta de gastos? Reflita comigo leitor. Poderia abordar outros gastos excessivos nos mais diversos departamentos municipais, como o dobro de funcionários da Cooperativa que presta serviço para o município em comparação a administração anterior, o aumento significativo de CCS (Cargos de Confiança), viagens caras e sem propósito para “Inglês ver”, as obras caras e demoradas, com aditivos que oneram, e muito, o tesouro municipal, mas ficarei no Natal mesmo, pois o absurdo desse gasto em comparação ao retorno chega a ser ridículo, uma vez que é visto pela população um esvaziamento no Natal desse ano e o “sumiço” dos turistas.
     A crise sempre retorna, e ter uma boa gestão de caixa é fundamental para não acarretar em sérios problemas futuros, com risco de “quebrar” um município pela má administração de seus recursos. A sangria atual deve ser urgentemente equacionada, ainda mais sabendo que teremos ano eleitoral em 2024 e Garibaldi sempre foi exemplo de gestão, sabendo-se que a atual administração assumiu a Prefeitura com dinheiro em caixa, algo raro de se ver em administrações públicas no Brasil.
     E, como estamos chegando ao final do ano de 2023, um ano que foi muito duro devido às crises ambientais, não posso me furtar de desejar um lindo e próspero 2024 para todas as pessoas. Certamente depende de nós hoje, no presente, para termos um futuro melhor. Nossas ações hoje pavimentarão o dia de amanhã. A todos, sem exceção, um ótimo 2024, com muita sabedoria, gentileza, amor no coração, solidariedade e responsabilidade, os mais sinceros desejos.

Compartilhe:

Postado por:

Diego Cettolin

Diego Cettolin

Diego Cettolin é Administrador de empresas, Pós-Graduado em marketing e acadêmico em Direito.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato