Notícias

09/02/2024
Voltar

Para que servem as Administrações Públicas?

    No atual regime democrático em que vivemos no Brasil, onde de 2 em 2 anos tem eleições, é imperativo que as pessoas entendam para que serve a administração pública, bem como saibam como e onde estão sendo gastos os valores pagos em impostos. A miopia política e o desinteresse da população pelo serviço público é coisa do passado. Com o advento da internet, cada vez mais, as informações vêm à tona e o acesso à informação é algo recorrente em nossos dias.

    Uma obra cara, mal planejada, demorada ou que precise ser refeita, custa muito para os cofres públicos, consequentemente, para o bolso do contribuinte. E vemos muito, por aí, esses exemplos de obras demoradas, inacabadas ou que precisem ser refeitas por péssimo planejamento ou erros de projeto, causando transtornos e prejuízos ao erário. A falta de políticas públicas eficientes, que visem o longo prazo, bem como a utilização da estrutura e da máquina pública, visando interesses próprios, também são grandes “cânceres” com os quais vivemos no Brasil. Administradores que Governam com a vingança, o ódio, por interesse próprio, sem a solidariedade e a empatia pelo seu povo, atuando como verdadeiros déspotas e defensores de grupos que lucram com a Política, também colaboram para a ineficiência que temos nas lideranças políticas atuais.

    A administração pública serve ao povo, pois ela vem do povo. Quando um político é eleito, seu mandato é outorgado pelo voto popular, ou seja, ele defende o povo e não somente quem o elegeu, mas todos os cidadãos que formam aquela comunidade em questão, estado ou país. Mas é isso que vemos na realidade do dia-a-dia? Nem sempre. Observe, eleitor, é isso que você percebe em sua Cidade, Estado e País? E o povo, onde entra nesse processo? Mesmo não percebendo, o povo é a parte mais importante e poderosa nesse círculo público, apenas não utiliza sua força a pleno. Mas o papel é simples: organizando-se em sociedades de interesses, as pessoas podem cobrar de seus governantes, utilizando-se dos mais diversos mecanismos que estão disponíveis da sociedade civil. Outra forma é cobrar de seus Deputados, Prefeitos e esferas mais altas, inclusive do Judiciário, quando necessário. Observa-se ainda, uma forma poderosa a disposição do povo, acessível a partir dos 16 anos: a urna. A cada 2 anos, se abre a possibilidade de alterar o que não está “andando” bem. Mudar o que não está desempenhando bem seu papel, que é servir bem ao povo e não aos seus próprios interesses. A administração Pública serve para atender ao povo e assim proporcionar uma melhor forma de vida aos cidadãos, que são compreendidos pelo universo administrativo público.


Compartilhe:

Postado por:

Diego Cettolin

Diego Cettolin

Diego Cettolin é Administrador de empresas, Pós-Graduado em marketing e acadêmico em Direito.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato