Notícias

22/03/2023
Voltar

Prefeitura de Garibaldi aposta em novo método para combate da dengue

Equipe está utilizando a planta Crotália para conter a proliferação do Aedes aegypti

O combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica vírus e febre chicungunya, ganhou uma nova aliada em Garibaldi, a crotalária. A equipe de controle da Dengue está plantando as sementes em lugares estratégicos e onde é diagnosticado locais propícios a criadouros e focos de mosquitos.

A crotalária é originária da Índia e geralmente é usada como adubo verde em plantações e também no controle de pragas. Sua flor de coloração amarela exala um odor que atrai as libélulas, que são predadores naturais do mosquito Aedes aegypti. “A larva da libélula se alimenta da larva do mosquito da dengue e a libélula adulta se alimenta do próprio mosquito, por isso, acredita-se que pode reduzir o número de mosquitos, já que a libélula deposita seus ovos em locais de difícil acesso, como o Aedes”, explica o coordenador do Programa de Endemias, Carlos Veiga.

A crotalária tem um ciclo bastante rápido, ou seja, as sementes levam de três a quatro meses para florescer. A planta é de porte médio e pode chegar a cerca de um metro de altura.

A secretaria de Saúde, Clarisse Lagunaz, reforça que as ações de prevenção necessitam ser mantidas. “Precisamos estar atentos com os objetos depositados nos quintais, piscinas, caixa d’águas abertas, vasos de plantas, pneus, entre outros, que ficam com água acumulada. A Crotalária vai ajudar no combate a infestação, mas os cuidados nas residências devem ser redobrados, principalmente neste período de chuvas e calor”, destaca.

Conscientização

A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também está realizando um trabalho de conscientização e sensibilização nas escolas municipais. Nesta quarta-feira (22), as equipes estiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Madre Felicidade realizando uma palestra para os alunos da 5ª série informando sobre a doença, sintomas e cuidados preventivos, com a presença dos mascotes Dengosa e Dengão.

Além disso, as equipes atuam na fiscalização dos focos de mosquito. Denúncias podem ser feitas pelo telefone: (54) 3462-8197.

Medidas de prevenção:

A melhor forma de prevenir da dengue é evitar focos do mosquito, eliminando reservatórios com água parada:

- Retire os pratos dos vasos de plantas ou coloque areia até a borda dos pratos para evitar o acúmulo de água;

- Livre-se de objetos que acumulam água;

- Armazene as garrafas vazias, baldes e vasos com o gargalo para baixo;

- Mantenha as caixas d’água, poços, barris e lixeiras bem vedados;

- Mantenha as calhas desobstruídas e livres de folhas e galhos;

- Trate piscinas com cloro;

- Tenha cuidado com o lixo (amarre bem as sacolas, e deposite-as corretamente em lixeiras);

Outras medidas de proteção individual que podem ser adotadas são o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato