Notícias

19/03/2024
Voltar

Prefeitura segue com obras de preparo para construção da Praça do Cactário Büneker

Administração Municipal segue realizando arranjos para que a empresa licitada possa iniciar a construção do projeto

    A Prefeitura de Garibaldi segue com as obras de preparo para construção da Praça do Cactário Büneker. O espaço, localizado no complexo do Ginásio Municipal de Esportes, servirá tanto para proteção da reserva biológica dos cactos ameaçados de extinção, quanto para lazer dos munícipes. Atualmente, uma máquina opera no local para a preparação do solo.

    Desde o início de março, o Município começou com as adequações no entorno do cactáreo, para que a empresa licitada possa realizar a construção do projeto. Na semana passada, foi realizada a terraplanagem e, desde ontem, o maquinário opera para romper a laje e rochas nas proximidades, adequando o solo.

    O projeto foi apresentado em fevereiro para a comunidade, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O plano paisagístico irá valorizar ainda mais o local, com um deck, um mirante e nova iluminação. Além disso, será construído um espaço de convivência, com uma infraestrutura onde os visitantes e a comunidade garibaldense poderão desfrutar e aproveitar a vista para a cidade.

    Para iniciar os trabalhos de construção, foi necessário realizar a supressão dos eucaliptos em torno do espaço. Os eucaliptos perdem um grande volume de folhas que caem sob a reserva, prejudicando o desenvolvimento dos cactos, além de bloquearem a incidência de luz solar, que é fundamental para a espécie. No lugar das árvores removidas serão replantadas espécies nativas.

    Segundo a responsável pelo projeto, e vencedora da licitação, a empresa Betonart, a obra deve durar de dez a doze semanas. “A partir da retirada das árvores pelo Município, entramos com a parte da estruturação em concreto do deck, depois os caminhos internos, finalizando com o paisagismo, plantio de flores e colocação dos bancos”, explicou o engenheiro responsável, Matheus Baumgratz.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato