Notícias

01/06/2023
Voltar

Saúde pública de Garibaldi passa a contar com atendimentos de auriculoterapia

A partir do mês de junho, Garibaldi passará a contar com atendimentos de auriculoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS), que serão realizados semanalmente, por uma profissional capacitada na área, no Centro de Reabilitação Física do município.

A auriculoterapia é uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICs) reconhecidas pelo Ministério da Saúde e previstas pelo SUS. Trata-se de uma técnica indolor, não invasiva, e de eficácia comprovada, aliviando as queixas em pouco tempo.

É uma técnica terapêutica que trata disfunções físicas, emocionais e mentais por meio de estímulos em pontos específicos localizados na orelha, local onde há terminações nervosas correspondentes a determinados órgãos do corpo. Inspirada na Medicina Tradicional Chinesa, a prática vem sendo utilizada no alívio de dores agudas, problemas emocionais, hormonais e digestivos, assim como no tratamento contra vícios.

De acordo com a secretária da Saúde, Clarisse Lagunaz, o serviço será ofertado após avaliação de cada caso. “A técnica que passará a ser oferecida pelo SUS, proporciona que a população tenha mais um método para tratamento, o que não substitui a avaliação médica. Assim, os pacientes serão encaminhados pelos profissionais da fisioterapia”, explica.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato