Notícias

29/08/2022
Voltar

'Taça & Prosa' destaca rótulos premium e produtos consagrados da Cooperativa Vinícola Garibaldi

Transmissão, dia 31, reunirá os especialistas Diego Monti, Deisi da Costa e Keli Bergamo, além do enólogo da casa, Ricardo Morari

Os vinhos e espumantes premium estão cada vez mais presentes nas taças do consumidor. Especiais por conta de diferenciais em seus processos de elaboração, eles são pauta da série de lives temáticas Taça & Prosa, apresentadas pela Cooperativa Vinícola Garibaldi.

Em transmissão que ocorre dia 31 de agosto, às 19h, pelo perfil @coopvinicolagaribaldi, o enólogo-chefe da casa, Ricardo Morari, aproxima o conceito desses vinhos do público. Na companhia de três convidados especiais – o sócio da Rico Vinho, Diego Monti, a sommelier Deisi da Costa e a professora de enogastronomia Keli Bergamo – ele conduz uma degustação comentada de rótulos premium da marca.

Na lista de produtos, figuram novidades e rótulos consagrados. Entre os representantes dos novos integrantes do portfólio da cooperativa está o vinho Garibaldi VG Marselan, lançado há poucos meses. Integram o catálogo, ainda, o espumante Garibaldi VG Brut Rosé, o vinho Acordes Chardonnay e o espumante Garibaldi Moscatel – único produto não premium da lista, mas escolhido por ser o mais premiado da história da marca.

Conheça os convidados do 'Taça & Prosa'

Diego Monti é criador de conteúdo digital e escreve sobre suas experiências no mundo do vinho, compartilhando críticas e dicas em seu perfil no Instagram (@ricovinho) de maneira divertida e acessível.

Deisi da Costa (@dacostadeisi), eleita a melhor sommelier do Rio Grande do Sul pela seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), presta consultoria e aulas de degustação de vinho (@vinhosinenglish) e integra a expedição cultural Voudevinho (@voudevinho), que passa por diversas vinícolas brasileiras colhendo histórias, sabores e saberes.

Keli Bergamo (@kelibergamo) é educadora da The Wine School Brasil (@thewineschoolbrasil), primeira representante na América do Sul da prestigiada escola inglesa Wine & Spirit Education Trust (WSET), líder mundial em cursos de vinhos.

Os produtos degustados

Garibaldi VG Marselan. Primeiro vinho a integrar a lista de produtos premium VG, foi elaborado 100% com uvas Marselan da histórica safra de 2020, com seleção de cachos no vinhedo. As uvas passaram por um leve esmagamento, permanecendo em maceração pré-fermentativa a frio por 8 horas. A vinificação, tradicional, contou com fermentação malolática e maturação em carvalho francês por 10 meses. O resultado é um vinho de grande estrutura, complexidade aromática, taninos macios e com potencial de envelhecimento.

Garibaldi VG Brut Rosé. Apenas uvas cultivadas em espaldeiras – Chardonnay e Pinot Noir – são utilizadas para a linha VG, com controle de maturação para oferecer maior frescor. É elaborado pelo método Charmat Longo, um híbrido entre o Charmat e o Tradicional, permanecendo no mínimo 12 meses em autólise, nos autoclaves, em contato com as leveduras e em constante agitação, a 12 graus. Com isso, ganha maior complexidade, apresentando maior estrutura e cremosidade.

Acordes Chardonnay. As uvas passam por um leve esmagamento para liberação do mosto, sem trituração da casca e sementes. A prensagem é controlada em prensa inerte, extraindo no máximo 55% de rendimento. A clarificação do mosto e a fermentação ocorrem em tanques de inox, com controle de temperatura e uso de leveduras selecionadas, enquanto o amadurecimento e afinamento se dá em barrica de carvalho por seis meses.

Espumante Garibaldi Moscatel. Elaborado pelo processo Asti para ocasiões especiais, foi eleito o melhor espumante do Cone Sul por duas vezes (2018 e 2021) pelo Catad'Or World Wine Awards, realizado em Santiago, no Chile. Elaborado com Moscato Branco e Moscato Giallo, apresenta coloração clara com reflexos esverdeados e aspecto brilhante, além de ótima perlage. Tem aromas com notas de melão, maçã verde, flores brancas e toque de mel. Combina com frutas frescas, frutas em calda, sorvetes, bolos, canapés, queijos e patês.

Agende-se

O quê: Taça & Prosa, com degustação comentada de produtos da Cooperativa Vinícola Garibaldi

Quando: dia 31 de agosto, às 19h

Onde: perfil @coopvinicolagaribaldi, no Instagram

Participantes: enólogo-chefe da vinícola, Ricardo Morari, e os especialistas convidados Diego Monti, Deisi da Costa e Keli Bergamo

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato